Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Peta caseira: um biscoito de polvilho assado bem crocante feito sem leite

Tipo:

peta-caseira-10-10.jpg

Que tal aprender a preparar a deliciosa peta caseira, também chamada de biscoito de polvilho assado? Essa receita é uma ótima opção para quem busca um petisco delicioso e tradicional na culinária brasileira, com uma textura crocante, que vai encantar a todos na hora do lanche! Confira a receita do Canal Adilson Figueira e faça a magnífica peta caseira, que será um sucesso!

Como fazer peta caseira

Para a peta caseira, colocaremos a água para esquentar e adicionaremos o polvilho azedo numa vasilha e o sal, misturando com as mãos. Acrescentamos o óleo e misturarmos com uma colher. Adicionaremos devagar a água fervente sobre o polvilho, mexendo com uma colher. Juntaremos os ovos e tornaremos a misturar. Colocaremos 100ml de água filtrada, vamos mexer e amassar com as mãos, até dar o ponto, conferindo o passo a passo. Passaremos a massa para um saco de confeitar e numa assadeira untada com óleo, modelaremos os biscoitos. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e deguste sua incrível peta caseira, que vai arrasar!

Você gosta de cozinhar? Então vem comigo que eu vou te ensinar uma receita deliciosa! Com apenas alguns ingredientes e seguindo o passo a passo abaixo, você vai preparar uma delícia que todo mundo vai adorar. Não tem erro! E se quiser deixá-la ainda mais especial, compartilhe suas dicas nos comentários.

Ingredientes da receita de peta caseira

  • 200ml de água fervente + cerca de 150ml de água filtrada para dar o ponto da massa
  • 1 pacote de polvilho azedo ou doce (500g)
  • 1 e ½ colher (café) de sal (aproximadamente)
  • 2 ovos inteiros
  • 100ml de óleo

Modo de preparo

  1. Leve a água ao fogo para aquecer e enquanto isso, adicione o polvilho azedo numa tigela, acrescente o sal, mexa com as mãos e junte o óleo, misturando bem com uma colher.
  2. Vá colocando aos poucos a água fervente por cima da mistura de polvilho e misturando com uma colher.
  3. Ponha também os ovos e torne a misturar.
  4. Na sequência, acrescente 100ml de água filtrada, misture e amasse com as mãos, até obter uma massa molinha e lisa. Se sua massa ainda estiver um pouco ressecada, pingue um pouco mais de água, aos poucos mexendo. O ponto correto é quando você pega um pouco de massa com a colher e ao soltar, ela escorre facilmente, caindo de volta para a tigela.
  5. Se acontecer de sua massa ficar muito líquida, junte um pouco mais de polvilho. Já se ocorrer o contrário e sua massa ficar muito dura, acrescente um pouquinho mais de água.
  6. Transfira a massa para um saco de confeiteiro ou, se não tiver, use outro saquinho limpo, cortando uma das pontinhas.
  7. Pegue uma assadeira grande retangular ou um refratário, unte com óleo e despeje a massa do saco de confeitar, deixando seus biscoitos no formato desejado, podendo fazer palitos ou bolinhas.
  8. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 20-25 minutos, ou até estarem douradinhos por cima.
  9. Retire, sirva e se delicie com sua sensacional peta caseira!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X