O truque de limpeza do forno “sem esforço”. Até a gordura queimada desaparece
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
O forno é, sem dúvida, um dos electrodomésticos mais difíceis de limpar. De facto, os vestígios de salpicos e de resíduos de alimentos acumulam-se aí após cada cozedura e entopem as paredes. Felizmente, existe um método simples para os eliminar sem esforço.
Com o tempo, o forno acumula uma quantidade considerável de sujidade e manchas de gordura. Por falta de tempo ou de força de vontade, a sua limpeza é muitas vezes adiada, se não mesmo negligenciada. Resultado: os resíduos de comida colam-se às paredes interiores do forno e torna-se muito difícil removê-los. E, como acontece com todos os electrodomésticos, quando a manutenção é mal feita, o desempenho não pode ser ótimo.
Como limpar o forno?
Se quiser continuar a preparar assados sem ter de passar horas a limpar o forno, o segredo é aplicar o seguinte truque. Este baseia-se na utilização de um produto de limpeza que já provou o seu valor em termos de limpeza.
Limpar o forno com uma cápsula para máquina de lavar loiça
Cápsula de lavar loiça
Cápsula de lavar loiça. Fonte: spm
Graças às suas propriedades desengordurantes e higienizantes, as cápsulas de máquina de lavar louça continuam a ser uma solução eficaz para a limpeza do forno. Para tirar partido das suas inúmeras virtudes, basta colocar uma cápsula de máquina de lavar louça numa panela ou num prato resistente ao calor. De seguida, verta água a ferver sobre o produto e coloque o prato no forno pré-aquecido a 100°C. Deixar atuar durante uma hora, tendo o cuidado de manter a porta do forno fechada. A cápsula começará então a derreter e a difundir um vapor de limpeza no interior do forno. Graças ao vapor resultante, as gotículas vão assentar nas paredes do forno e amolecer a sujidade persistente e os resíduos alimentares, que sairão mais facilmente. Para terminar a limpeza, basta passar um pano húmido. Para obter um resultado perfeito, passe novamente um pano limpo. As pastilhas para máquinas de lavar loiça foram concebidas para lidar com a sujidade a altas temperaturas. Não admira que funcionem para limpar o forno!
Existem vários métodos para remover a sujidade no interior do forno. Estes oferecem uma excelente alternativa aos produtos químicos de limpeza. Eis alguns exemplos.
Utilizar sal de mesa para limpar bem o forno
Sal na porta do forno
Sal na porta do forno. Fonte: spm
É perfeitamente possível limpar o forno sem esforço, utilizando um ingrediente acessível e natural: o sal de cozinha. Para começar, polvilhe uma quantidade suficiente deste ingrediente nos pontos sujos do forno. De seguida, ligue o forno a uma temperatura de 180°C. O calor vai assim dourar as pequenas partículas de sal, que dissolverão a sujidade. Após cerca de trinta minutos, desligue o forno e abra-o, protegendo-se do vapor que sai. Deixe arrefecer e depois, com um pano humedecido em água, limpe o interior do forno para remover os resíduos queimados e outras sujidades alimentares.
Escolha o método da taça para limpar o forno
Tigela com sumo de limão
Tigela com sumo de limão. Fonte: spm
Se está à procura de uma forma fácil de limpar o seu forno, não há nada como o método da tigela. Tudo o que precisa é de um pouco de sumo de limão e um pequeno recipiente que possa suportar o calor. Em seguida, esprema o sumo de quatro limões e coloque-os no forno a uma temperatura de 250°C. Deixe o sumo ferver durante cerca de trinta minutos. Após este tempo, retire o prato do forno e limpe as paredes interiores com um pano húmido. O limão é um excelente produto de limpeza e desinfetante. Ao mesmo tempo, elimina todos os maus cheiros do forno.
Não se esqueça de limpar os outros componentes do forno!
grelhador do forno
Grelhador do forno. Fonte: spm
Para um resultado impecável, não negligencie os outros componentes do forno, como o grelhador ou a janela principal, durante a limpeza. Para o fazer, basta misturar levedura com água até formar uma pasta. Tal como o bicarbonato de sódio, este pó branco é ideal para desengordurar e limpar as grelhas do forno. Depois de aplicar o produto, pode pulverizar-se vinagre para completar a limpeza. Do mesmo modo, os vidros também podem ser limpos com a solução acima referida. Basta deixar o produto repousar durante dez minutos antes de o enxaguar com água corrente.
Para manter o seu desempenho, o forno deve ser limpo após cada cozedura. Para o efeito, passe regularmente um pano embebido numa solução de água morna e detergente da loiça nas superfícies a limpar. Periodicamente, em função da frequência de utilização do forno, pode ser efectuada uma limpeza profunda da forma acima descrita.
votos, média: de 5
Este é um inseticida natural, ótimo para combater principalmente as aranhas.
Você irá precisar: 4 sacos plásticos Amoníaco Procedimento: 1. Remova as...
É verdade que alguns alimentos como o vinagre, as uvas passas ou...
Aprenda a preparar essa delícia de cheesecake americano, fica uma maravilha!
Que tal experimentar uma receita fácil e diferente? esse bolo é sucesso!
Dicas bem completas para uma dieta rápida
Ajudar àqueles que mais precisam é um ato muito bonito, por isso,...
Modo de Preparo: Prepare a maria mole de acordo com as instruções...