Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Fiz esse pão de queijo mineiro com muçarela e parmesão e ficou uma delícia

Tipo:

pao-de-queijo-mineiro-14-10.jpg

O pão de queijo é uma iguaria típica da culinária brasileira, originária do estado de Minas Gerais. Com esta receita descomplicada, você fará um saboroso pão de queijo mineiro, daqueles que é impossível comer um só, de tão gostoso, ideal para acompanhar um café! Confira a receita do Canal Ediane – Comida Mineira, faça o fantástico pão de queijo mineiro, que todos vão amar!

Como fazer pão de queijo mineiro

Para o pão de queijo mineiro, iniciaremos adicionando numa leiteira: o óleo, a água e o leite, colocando no fogo para ferver. Nesse meio tempo, iremos colocar o polvilho azedo e o sal, mexendo bem com uma colher. Derramaremos a mistura fervente da leiteira por cima do polvilho, escaldando-o. Iremos mexer com uma colher de pau e esperar esfriar por 5 minutos. Após esse tempo, acrescentamos o primeiro ovos, mexendo com a colher de pau. Então juntaremos o segundo ovo e vamos mexer um pouco com a colher e depois com as mãos. Finalizaremos a receita seguindo direitinho o passo a passo. Sirva e deguste seu maravilhoso pão de queijo mineiro! Bom proveito!

Quer aprender a preparar uma receita deliciosa? Vem comigo que eu te mostro o passo a passo e todos os ingredientes necessários. Tenho certeza de que você vai adorar e incluir essa delícia no seu cardápio. Siga as instruções abaixo e sucesso garantido! Ah, e não esqueça de compartilhar suas adaptações nos comentários.

Ingredientes da receita de pão de queijo mineiro

  • 3 a 4 ovos inteiros
  • ½ colher (sopa) rasa de sal
  • 150ml de óleo
  • 150ml de água
  • 300g de queijo parmesão ralado e muçarela misturados
  • 500g de polvilho azedo
  • 150ml de leite integral

Modo de preparo

  1. Numa leiteira, coloque o óleo, a água e o leite, levando ao fogo para ferver.
  2. Enquanto isso, numa bacia, ponha o polvilho azedo e o sal, misturando bem com uma colher.
  3. Despeje a mistura de líquidos fervente sobre o polvilho para escaldá-lo, misturando com uma colher de pau.
  4. Depois disso, deixe a massa esfriar por 5 minutos.
  5. Passado esse tempo, inicie a adição dos ovos, que deve ser de um por vez.
  6. Após adicionar o primeiro ovo, misture com a colher de pau. Em seguida, adicione o segundo ovo e torne a misturar um pouco com a colher e em seguida vá sovando com as mãos.
  7. Observe bem a consistência da massa, que deve ficar homogênea, podendo adicionar mais um ovo, se necessário, misturando novamente com as mãos. Vai depender muito do tamanho dos ovos, por esta razão a necessidade de observar bem e adicionar apenas um ovo por vez, para ir verificando a consistência da massa.
  8. O ponto correto da massa é quando ela não gruda mais na bacia, mas fica bem grudenta nas mãos. 
  9. Para a massa chegar nesse ponto, é preciso sová-la bem com as mãos.
  10. Acrescente os queijos, lembrando que você pode utilizar o queijo de sua preferência, podendo ser apenas um tipo, amasse com as mãos para integrar na massa. Você irá notar, que ao incorporar os queijos, a massa fica menos pegajosa.
  11. Lave as mãos, unte-as levemente com óleo. Ligue o forno para pré-aquecer a 180°C.
  12. Retire porções da massa e boleie nas mãos, deixando-as do tamanho que desejar.
  13. Acomode as bolinhas numa assadeira retangular grande, não havendo a necessidade de untar. Faça isso até terminar a massa.
  14. Se for fazer para a venda, pese as bolinhas, deixando-as do mesmo tamanho.
  15. Asse no forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 40 minutos.
  16. Retire, sirva e aprecie seu espetacular pão de queijo mineiro!

Obs.: Se desejar, nesta receita você pode utilizar 250g de polvilho azedo e 250g de polvilho doce, misturando os dois.

Esse pão de queijo pode ser congelado antes de ir ao forno e a durabilidade é de até 3 meses no congelador.

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X