Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Pastelão frito com recheio de carne moída para o lanche do fim de semana

Tipo:

pastelao-frito-19-0911.jpg

O pastelão frito é uma gostosura de salgado que vai conquistar a todos! Com um preparo simples e prático, num instante você terá essa maravilha para servir na hora do lanche ou no momento em que desejar. Bem versátil, essa massa saborosa combina com vários recheios. Confira a receita do Canal Gabriel Freitas, faça o divino pastelão frito e receba os elogios!

Como fazer pastelão frito

Para o pastelão frito, colocaremos no fogo uma panela com um fio de azeite, a cebola e o alho, dourado-os ligeiramente e depois entrando com a carne moída, refogando-a bem, até cozinhar e ficar solta. Em seguida, juntaremos: os tomates, a páprica e o sal e vamos refogar em fogo médio, até o tomate murchar bem. Acrescentaremos o molho de tomate, refogando por mais uns 3 minutos, então adicionaremos o cheiro-verde, refogando por mais cerca de 3-4 minutos, depois vamos apagar o fogo e reservar. Faremos a massa e a finalização da receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aprecie seu irresistível pastelão frito!

Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Ingredientes da receita de pastelão frito

Para o recheio de carne moída

  • um fio de azeite
  • sal (a gosto)
  • ½ cebola picadinha
  • cheiro-verde picado (a gosto)
  • 4 colheres (sopa) de molho pronto de tomate
  • 500g de carne moída (pedir para moer duas vezes)
  • ½ colher de (chá) de páprica doce
  • 2 tomates picadinhos
  • 3 dentes de alho picados

Para a massa de pastel

  • farinha de rosca ou panko (para empanar)
  • ovos batidos com um pouco de leite (para empanar)
  • sal a gosto (não adicione muito, pois o caldo de galinha já contém sal)
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo tradicional sem fermento
  • 300ml de água
  • 300ml de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Obs.: A medida da xícara (chá) é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Para o recheio, numa panela, adicione um fio de azeite, junte a cebola e o alho e leve ao fogo, deixando murchar, até dourar levemente.
  2. Nesse ponto, acrescente a carne moída, mexa e deixe refogar em fogo baixo, até cozinhar e ficar soltinha.
  3. Depois disso, acrescente: os tomates, a páprica e o sal. Mexa e refogue em fogo médio, até que o tomate murche bem, provando depois o sal e acertando, se for preciso.
  4. Na sequência, ponha 4 colheres (sopa) de molho pronto de tomate, misturando e refogando por uns 3 minutos, até a carne se envolver no molho, mas sem juntar caldo.
  5. Agora é a vez de juntar o cheiro-verde, mexer e refogar por mais uns 3-4 minutos.
  6. Desligue o fogo e deixe reservado.
  7. Para a massa, numa panela em fogo alto, coloque: o leite, a água, o tablete de caldo de galinha, um pouco de sal e a manteiga. Misture com uma colher de pau e deixe no fogo até a levantar fervura.
  8. Quando isso acontecer, abaixe o fogo e junte a farinha, mexendo sem parar, apertando a massa, virando-a na panela e cozinhando por cerca de 5 minutos, até ficar lisinha e homogênea.
  9. Transfira a massa para uma bancada (não pode sere enfarinhada) e, se tiver duas espátulas, vá mexendo a massa quente com elas, sovando e espalhando para esfriar e ficar macia. Realizando este procedimento com a massa quente, o resultado será uma massa bem macia.
  10. Se não tiver espátulas, aguarde a massa esfriar um pouco, para conseguir sová-la com as mãos sem se queimar.
  11. Após sovar a massa, quando ela já estiver fria, divida em porções de 130g, abrindo cada uma delas com um rolo.
  12. Adicione o recheio no centro, feche, apertando e tirando o ar. Modele-o, deixando no formato que desejar, mais quadrado, oval, ou como quiser, podendo ou não cortar as extremidades. Faça isso com todos os pastelões.
  13. Para empanar os salgados, passe-os primeiramente na mistura de ovos batidos com leite e em seguida na farinha de rosca ou panko. Repita o processo com os salgados todos.
  14. Numa panela com óleo quente, frite os pastelões (imersão), até dourarem, retirando e escorrendo o excesso de óleo em papel-toalha.
  15. Sirva e se delicie com seu magnífico pastelão frito!

Dica adicional: para esta receita, além da carne moída, você pode utilizar o recheio de sua preferência, como, por exemplo: calabresa, bacon com queijo, carne de sol com queijo, frango com catupiry, presunto e muçarela, etc. Use sua criatividade!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X