10 alimentos anti-inflamatórios que você deve incluir na dieta
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Entre estas condições, podemos citar diversos processos inflamatórios como a artrite e as inflamações intestinais, por exemplo. Embora muitos de nós estejamos acostumados a recorrer a medicamentos que compramos na farmácia mais próxima, é importante saber que muitos alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias que permitem combater a inflamação de forma totalmente natural e saudável.
Este é o tema deste artigo, onde apresentaremos 10 dos melhores alimentos anti-inflamatórios que podemos incluir na dieta, que funcionarão como aliados da saúde e do bem-estar. Conheça-os a seguir e consuma-os sempre para prevenir inflamações de maneira eficaz.
Peixes como o salmão, o atum, a cavalinha e a sardinha são ricos em ácidos graxos ômega 3, que podem ajudar a reduzir a inflamação. Para obter os seus benefícios, devemos consumi-los várias vezes por semana, e sempre cozidos de formas saudáveis. Se você não gostar muito de peixe, pode conversar com um nutricionista para obter o ômega 3 através da suplementação.
Várias ervas e temperos são ricos em fitonutrientes e antioxidantes que possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a combater a inflamação. O alecrim, tomilho, orégano e a cúrcuma são opções interessantes, mas o manjericão pode ser ingerido fresco, potencializando suas propriedades. Além disso, é delicioso e cai bem com uma variedade enorme de receitas saudáveis.
Várias frutas contam com inúmeras propriedades benéficas para o nosso organismo, mas a cereja é uma das que se destaca como um ótimo anti-inflamatório natural. Ela é rica em antocianina e oferece uma dose poderosa de compostos anti-inflamatórios. Seu consumo é especialmente útil para o tratamento da gota, do ácido úrico e da artrite.
Rica em diversos nutrientes, a batata doce contém vitamina E, vitamina C e carotenoides, que atuam como anti-inflamatórios naturais. Além disso, consumir batata doce é ótimo para a saúde do coração, da pele e para fortalecer o sistema imunológico. Outros alimentos de cor de laranja, como a cenoura, a abóbora e o damasco, também podem ser úteis.
Vegetais crucíferos e de coloração verde-escura como a couve manteiga, o espinafre e o brócolis são riquíssimos nutricionalmente. Eles oferecem uma alta concentração de vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e fitoquímicos que ajudam a combater doenças. Eles também são ricos em vitamina E, importantes para combater as inflamações.
As nozes e as amêndoas são repletas de antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres e a combater a inflamação. Elas são ricas em fibras, cálcio e vitamina E, além de conter ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega 3. São uma ótima opção para os lanches entre as refeições; além destes benefícios, ainda proporcionam uma sensação de saciedade.
A soja é rica em compostos anti-inflamatórios conhecidos como fitonutrientes, que ajudam a reduzir a Proteína c-reactiva no organismo. Além disso, são ricas em isoflavonas que podem reduzir a inflamação nas mulheres. Para incluí-la na dieta, evite sojas muito processadas e opte pelo leite de soja, tofu e edamame. De quebra, ela ainda é uma excelente fonte de proteínas.
O gengibre é amplamente conhecido pela infinidade de propriedades benéficas para o organismo que ele nos oferece, e uma delas é a sua capacidade de combater as inflamações. O responsável é o gingerol, uma das substâncias ativas que ele contém. Seu uso é especialmente recomendado para tratar inflamações nas articulações.
Este alimento é riquíssimo em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a inflamação no organismo. Estudos mostram que ela é capaz de proteger o corpo contra o câncer e algumas doenças cardíacas, também devido ao seu conteúdo de fibras, vitamina C e um pigmento chamado betalaína. Vale a pena incluir a beterraba em receitas de saladas saudáveis e deliciosas para obter estes benefícios.
Esta fruta deliciosa é extremamente saudável e apropriada para combater processos inflamatórios no organismo. O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina que ajuda a tratar condições como a artrite, a inflamação estomacal e a má digestão. Que tal incluí-lo na dieta como uma opção excelente de sobremesa saudável?
MEDIDAS IMPORTANTES:1 votos, média: 5 de 5
INGREDIENTES Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Ingredientes 1 maço de couve lavado e bem picadinho 200 g bacon...
Quem provou amou! Anote e experimente também essa dica de carne seca...
Vai ter pastel hoje em casa? Então aposte no recheio de calabresa...
Imperdível!!!
Ideal para dias quentes!! Humm...
Quer aprender como fazer a sobrancelha de henna, e deixar suas sobrancelhas...