10 dicas nutricionais para combater o esgotamento e o estresse
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
O cansaço quase sempre é passageiro e chega como consequência de um esforço físico, da falta de sono e inclusive por ter se alimentado mal durante o dia. No entanto, em certos casos, podemos sofrer com um “esgotamento crônico”, uma situação que está longe de ser específico, que se mantém com o tempo e que nos impede de ter uma vida normal.
O que causa este esgotamento ou cansaço crônico? As causas podem ser variadas, desde doenças e a falta de vitaminas até a presença de uma depressão oculta. Porém, no artigo de hoje queremos mostrar a você o esgotamento que o estresse tende a gerar.
Essa pressão cotidiana que não conseguimos controlar do modo adequado e que, como consequência, nos vai tirando as forças até nos enfraquecer pode ser combatida com uma mudança de hábitos, se cuidando um pouco mais e controlando as situações estressantes. Além disso, cuidar da alimentação e seguir estas simples dicas irão facilitar ainda mais no processo de recuperação. Vamos tentar? Ponha em prática estes conselhos!
É um modo ideal de alcalinizar o organismo, de depurar as toxinas e de fortalecer o sistema imune. O suco de limão é um tesouro natural de vitaminas e minerais excelentes para combater o esgotamento e o estresse. Logo, não deixe de tomar todos os dias antes do café e durante 5 dias seguidos. Descanse os fins de semana e recomece.
A aveia é um superalimento rico em numerosos nutrientes, vitaminas e minerais, e não só isso, é também um alimento muito medicinal para o sistema nervoso. Em sua composição encontra-se um alcaloide chamado “avenina” que atua como um sedativo suave e que irá ajudar a começar o dia de um modo mais tranquilo e com os nutrientes adequados para evitar o clássico cansaço matinal. Se você acompanhar sua tigela de aveia com algumas amêndoas potenciará ainda mais estas propriedades.
O café é um energético natural, mas dadas as suas propriedades energéticas e seu alto conteúdo em antioxidantes, sempre será ideal incluir essa xícara de café matinal (100 ml) no café da manhã. Ajudará a despertar e melhorar o ânimo.
No entanto, é importante não superar esta dose diária e não beber café depois do meio-dia. Do contrário, como seu sistema nervoso já está alterado pelo estresse, poderíamos potencializar ainda mais esse nervosismo. Indicamos também que, em certos casos, muita gente que sofre de esgotamento e estresse tende a recorrer aos clássicos refrigerantes de cola para “se animar” ou para “despertar”, sem saber que é um risco para a saúde.
O alto nível de açúcar (mesmo que seja light) irá piorar ainda mais os sintomas do cansaço. Esta “ativação” será temporária e depois a redução será mais aguda. Recorra antes a um suco natural de frutas ou mesmo a um copo de água com um pouco de limão.
Mesmo que se sinta cansado, lembre-se que este esgotamento se deve ao estresse e que um modo eficaz de combatê-lo é realizando exercícios, como caminhar, nadar, andar de bicicleta ou mesmo dançar. O nível de endorfinas se eleva e melhoramos nossa saúde cardíaca.
5. Durma 8 horas por dia e cochile uns 20 minutos depois do almoço
Mesmo que não possa conciliar o sono, feche os olhos e tente descansar. Seu corpo e principalmente seu cérebro precisam disso. Lembre-se sempre de seguir os mesmos horários de sono e de refeições. Tudo isso ajudará a desfrutar uma melhor qualidade de sono e combater o esgotamento e o estresse.
Busque um pouco de tempo ao longo do dia para desfrutar da natureza. Basta meia hora ao ar livre, em um lugar com árvores. Sinta a brisa fresca, o sol em seu rosto, respire profundamente e desconecte sua mente. Não pense em nada e deixe-se envolver pela calmaria da natureza. É muito terapêutico.
Ideal para o café da manhã ou para quando aparecer aquela fome no meio do dia. É interessante saber que o iogurte natural ajuda a regenerar a flora intestinal e também favorece a produção de serotonina, um hormônio que regula e melhora nosso humor.
O iogurte é excelente para reduzir o estresse e a temperatura corporal para poder descansar melhor durante a noite.
Fonte natural de antioxidantes, de magnésio e cálcio, ideal para reduzir o esgotamento e o estresse. A quantidade diária que pode ser consumida está entre 40 e 50 gramas.
Rico em proteínas e ácidos graxos saudáveis para o coração e ossos, o peixe azul é um alimento básico que deve ser incluído na dieta para combater o esgotamento e o estresse.
Tanto o salmão, como as frutas ou sardinhas, irão ajudar a reduzir o nível de cortisol do sangue, e também evitará a dor de cabeça ou dor articular que possamos sentir quando estamos estressados. É muito saudável, não renuncie nunca ao peixe azul!
Uma taça de vinho tinto por dia cuida do coração, regula a pressão arterial, reduz o colesterol e ajuda a combater a ansiedade e o estresse. Não renuncie a este pequeno tributo da natureza e consuma sempre com moderação.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
As bolinhas nos braços são muito comuns durante a etapa da puberdade,...
Ingredientes 1 Lata de leite moça. 2 Medidas (da lata) de leite...
Saltos rachados e pele seca e áspera nos pés são um problema...
Em uma panela, adicione o leite condensado, o doce de leite e...
INGREDIENTES: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Ingredientes Recheio: 2 peitos de frango cozidos 1 cebola ralada 1 dente...
Modo de Preparo: Coloque a água, o leite, a margarina, o caldo...
NA INFÂNCIA NÃO TINHAMOS DINHEIRO PARA COMPRAR DOCE E PARA ALEGRAR OS...