3 dicas na hora de limpar o seu sofá
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
O sofá é um móvel multifuncional e versátil, pois além de cumprir um papel decorativo, ele também é essencial para o conforto e acolhimento dos ambientes. É nele que os moradores da casa passam boa parte do tempo, seja descansando depois de um dia de trabalho, recebendo as visitas ou até mesmo assistindo um filminho nos finais de semana.
Para que os sofás durem e fiquem bonitos por mais tempo, é fundamental higienizá-los da maneira correta e com a frequência adequada. Assim você não vai precisar trocar o estofado todo ano. Pensando nisso, listamos algumas dicas de limpeza e manutenção de sofás. Vem com a gente!
Para garantir a durabilidade do sofá, é fundamental que você escolha o método correto de higienização. Para começo de conversa, é preciso considerar o material de que é feito o sofá para definir se a lavagem será feita com pano úmido ou a seco. Atualmente os estofados podem ser de couro, algodão, linho, veludo, camurça, napa, courino e outras matérias primas.
Vale destacar que para saber qual é o tipo de lavagem, pergunte para o vendedor ou fabricante. Além disso, os sofás costumam vir com etiquetas indicativas. A etiqueta com a letra P indica lavagem a seco, etiquetas com a letra W indicam limpeza com pano úmido, a letra O significa que o material pede lavagem com água fria e a letra F informa que a limpeza deve ser realizada por empresas especializadas.
Para limpar sofás de veludo, linho ou outros tecidos, use uma solução caseira composta por 1/4 de vinagre branco diluído em 1 litro de água morna. Use um pano umedecido nessa solução e passe no sofá. Caso haja alguma mancha mais difícil de remover, use uma esponja embebida nessa mesma mistura. Essa estratégia é ótima para deixar o tecido mais macio, além de limpar o sofá.
Cada sujidade demanda um tipo de limpeza diferente. Para limpar vinho e café, por exemplo, você deve utilizar um papel toalha a fim de absorver o líquido ao máximo. Depois disso, jogue água tônica ou gaseificada sobre a mancha. Em seguida, limpe com o papel toalha e, se preciso for, repita o processo. Outra opção bacana é passar gelo no local até a mancha desaparecer.
Se refrigerante cair na superfície do estofado, use detergente líquido neutro e água. Para remover manchas de caneta, umedeça a esponja no vinagre branco e esfregue com o lado macio da esponja. Já se a marca for de gordura ou corante, aplique uma espuma de água com detergente sobre o local, deixe agir por 20 minutos e depois seque com um pano.
votos, média: de 5
O mais importante não é o nome, mas a lembrança que traz...
Pizza deliciosa leva arroz na massa. Escolha o recheio de preferência e...
Hoje vamos compartilhar uma receita incrível que com apenas 3 ingredientes faz...
Os fornos são equipamentos essenciais numa cozinha. Mesmo se fogões e fornos...
Quem ama pizza com massa fininha dá um curtir!
Vai bem com um pãozinho fresco!
Assuma o controle de sua alimentação para emagrecer sem dificuldade, conheça os...
Ingredientes: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...