4 coisas que quem tem (ou já teve) alergia a bijuteria precisa saber
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A alergia a bijuterias é uma das formas de dermatites de contato mais comuns. Ela causa reação na pele devido à exposição a um alguma substância capaz de gerar irritação. O problema faz com que as pessoas, principalmente mulheres, precisem evitar o uso desses acessórios, que contêm níquel em sua composição. O metal é o mais associado ao aparecimento da alergia, segundo a dermatologista de Clínica Jerez de Dermatologia, Dra. Thais Jerez.
A condição pode aparecer desde cedo, se for um problema genético. Mas também pode surgir ao longo do tempo, se a pessoa tiver uma predisposição a ter alergia e entrar em contato com o níquel durante um período, o que vai acabar desenvolvendo o problema. “O contato frequente com o níquel pode dar alergia em pessoas predispostas”, explica a dermatologista.
Ao desenvolver a alergia a bijuteria, é comum que a pessoa passe a ter coceiras, o principal sintoma que aparece ao se ter contato com o objeto. Além disso, a pele também pode ficar avermelhada. Esses sinais indicam que é preciso procurar um dermatologista para fazer o diagnóstico. A partir disso, o especialista vai receitar algum medicamento a base de corticóides. Portanto, se você está com alergia, fuja da automedicação, pois ela pode ser bem perigosa para a saúde.
A médica recomenda que os pacientes também façam uma boa hidratação na pele, pois a alergia a deixa mais ressecada. Outra indicação importante é suspender o uso do objeto causador da alergia, mesmo em outras regiões que não sejam onde se manifestou a condição: “Deu alergia à anel deste material, é preciso parar de usar brinco também”.
De acordo com a dermatologista, via de regra, a alergia costuma ser para sempre. No entanto, a alergia é muito associada ao sistema imunológico. Se o paciente faz o tratamento, e depois muda alguns hábitos, a alergia pode melhorar. Pode-se tentar reintroduzir a bijuteria aos poucos, mas tudo vai depender de como a pele vai reagir àquele contato novamente.
Dependendo de como está o sistema imunológico, e principalmente se você estiver há um bom tempo sem sofrer uma crise alérgica, pode tentar usar a bijuteria para alguma ocasião especial. “Geralmente não é uma alergia aguda, ela demora, pode levar várias horas para aparecer”, explica Dra Thais.
A pele fica mais sensível com a alergia, então, se você teve uma irritação recentemente, é melhor não usar o acessório. “Vai de paciente para paciente. Tem gente que a alergia ataca em algumas horas. É preciso não ter tido nenhuma lesão de dermatite alérgica recente. Ela tem de fazer o sistema imunológico esquecer aquela alergia. Quanto mais contato você tiver, pior é”, explica.
A especialista afirma que as pessoas que têm alergia geralmente podem usar acessórios de prata, porque o material não tem muito níquel em sua mistura. Assim, você não precisa se restringir ao uso de joias, normalmente de ouro, que são mais caras.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Receita muito pratica e fácil. Rende sabão pra 1 mês!!
É perfeito para a sobremesa!
Que tal uma pausa para um lanche Árabe? Esfiha Aberta de Carne,...
Bolinho caipira do vale do paraíba leva farinha de milho e caldo...
Ingredientes 1 litro de leite integral 200 g de manteiga 200 g...
Ingredientes Massa Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais...
Vai bem a qualquer hora. Aprenda a fazer essa delícia que fica...
Uma forma diferente de servir a bolacha. Basta colocar chantilly, cobrir com...