Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

5 razões para comer mais tomates

Tipo:

Suco-de-tomate-500×334-500×334

Costuma-se dizer que a gastronomia não poderia sobreviver sem o tomate. Ele é o componente que dá sabor e cor aos pratos. O que faríamos sem ele?

Ele é consumido em molhos de todos os tipos, refogado, de forma natural em saladas e até em sucos. O tomate quase nunca falta na geladeira de casa.

Porém, algumas pessoas evitam consumi-lo porque causa acidez, outras acabam não incluindo em sua alimentação com regularidade, perdendo assim um grande número de nutrientes e propriedades para a saúde.

Hoje queremos falar de tudo o que o tomate pode fazer por nosso organismo. Leia, com certeza, você não vai acreditar!

1. Nos ajuda a prevenir problemas cardíacos

O tomate faz parte do que se considera uma alimentação saudável. A primeira coisa que nos chama atenção nele é sua cor: vermelho intenso.

Assim como acontece com as frutas, uma coloração mais forte indica um maior número de antioxidantes. E no caso do tomate, um de seus elementos mais saudáveis é o licopeno, um fitoquímico que cuida de nossa saúde cardíaca:

O licopeno é um pigmento carotenoide e fitoquímico.

É um poderoso antioxidante que cuida de nossas células para protegê-las dos radicais livres.
O que o licopeno faz é liberar elétrons no sangue, que são captados pelos radicais livres, evitando assim que danifiquem as moléculas e membranas celulares.
Como curiosidade, é preciso dizer que o licopeno aumenta se combinarmos o tomate com o azeite de oliva e, por sua vez, o cozinharmos. Assim, não duvide em preparar deliciosos molhos de tomate.

2. Regula nossa pressão

Se seu médico advertiu que sua pressão está muito alta e que deve cuidar de sua alimentação, não duvide, a partir de hoje mesmo, aumente seu consumo de tomate.

Saladas, sucos naturais e molhos leves sem sal… Ideias simples que servirão de ajuda.

O licopeno antes citado, assim como o potássio, nos ajudará a favorecer a circulação e a evitar a acumulação de líquidos. Tudo isso regulará a nossa pressão arterial.

3. Ajuda a nos protegermos de diversos tipos de câncer

O tomate não evitará 100% da possibilidade de desenvolvermos um câncer, e é preciso deixar bem claro que o que fará é proteger, atuar a nível celular para nutrir, defender e fortalecer nossos tecidos. Uma dieta saudável sempre atuará como proteção, e isso é algo que não podemos deixar passar nunca.

O tomate, por exemplo, é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes que temos, assim que, junto ao licopeno e outros elementos como a glutationa, cuidará do DNA de nossas células, evitando que sofra mutações e cause alterações a nível molecular.

4. Os tomates eliminam toxinas de nosso organismo

O que você acha de preparar um café da manhã à base de pão de centeio com alguns tomatinhos cherry, uma xícara de chá branco e uma maçã?

É uma opção saudável, saciante e, além disso, nos ajuda a desintoxicar o organismo de elementos nocivos. Todos aqueles alimentos ricos em antioxidantes, atuam como bons depuradores, capazes de filtrar aquelas substancias que nosso corpo não precisa.

O limão, por exemplo, é um dos melhores depuradores naturais com os quais contamos. Depois dele, temos o pepino, o tomate, a berinjela e a alcachofra.

5. O tomate é bom para os diabéticos

Você sabia? É assim, segundo a “American Diabetes Association”, o consumo regular de tomate é muito adequado para pessoas com diabetes, visto que é um alimento com baixo nível glicêmico que nos oferece múltiplos nutrientes:

Cálcio
Potássio
Fibras
Magnésio
Vitaminas A (como carotenoides), C e E.
Suco depurativo à base de melancia, menta e tomate

Este suco refrescante é muito adequado para começar o dia. Nos ajudará, principalmente, a purificar o organismo e a nos mantermos bem hidratados.

É simples de preparar e, se aproveitar a temporada das melancias, desfrutará de um remédio saudável e delicioso. Então anote:

Ingredientes para o suco de melancia e tomate
300 g de melancia
2 tomates médios e no ponto certo de maturação
150 ml de água
3 folhinhas de menta
3 pedras de gelo
Utensílios
Liquidificador
Pilão
Faca
Um copo
Preparo
É importante que retire ao máximo as sementes da melancia.
Limpe os tomates e corte-os pela metade.
Agora, em um pilão (como o de socar alho), pique um pouco as folhas de menta. Assim obterá seus óleos essenciais.
O passo seguinte é no liquidificador. Processe primeiro os tomates com a casca, para depois incluir a melancia. Quando já tiver batido o suficiente (até que tenha a espessura de uma pasta mais espessa) adicione água e as folhas de menta trituradas.
Obtenha um suco bem homogêneo e sirva em um copo. Aproveite com duas pedras de gelo!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA: 1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO: 1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR: 1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Ingredientes

    Avalie esta receita
    Avaliação média

    votos, média: de 5


    Compartilhar via WhatsApp

    Deixe seu comentário

    X