9 alimentos que a ajudam a prevenir o câncer
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Uma das chaves para reduzir o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer é fazer com que as células do organismo gozem de boa saúde e que, desse modo, tenham a capacidade de resistir diante das possíveis substâncias perigosas que podem provocar a sua deterioração.
Para conseguir isso é imprescindível adotar um plano de alimentação equilibrado no qual se incluam alimentos ricos em compostos antioxidantes, moléculas sobre as quais se demonstrou terem um efeito positivo sobre a ação dos radicais livres.
Até hoje não existem provas suficientes para afirmar que através da dieta se possa combater e prevenir esta doença crônica de forma eficaz; contudo, o que já se demonstrou foi que alguns alimentos estão carregados de antioxidantes, vitaminas e compostos fitoquímicos que, de uma ou de outra forma, têm um efeito protetor perante as células malignas.
Muitas pessoas ainda não estão conscientes de todos os benefícios que uma boa alimentação pode oferecer ao organismo. Por isso, nesta ocasião, decidimos partilhar os 9 alimentos que a ajudam a prevenir o câncer.
Este vegetal verde tão famoso em todo o mundo é uma fonte de sulforafano e de isotiocianatos, compostos que podem ajudar a reter a proliferação de células malignas nas etapas iniciais de diferentes formas de câncer.
Um estudo recente, feito pela Universidade de Oregon mostrou que o sulforafano tem uma ação anticancerígena que pode matar seletivamente as células cancerosas sem afetar as células saudáveis.
Próstata.
Cólon.
Mama
Fígado.
Bexiga
Ossos
Pâncreas.
Pele
Leucemia
Recomendamos que leia: Qual a maneira correta de comer brócolis para aproveitar seus nutrientes?
Famosos por suas versatilidades na cozinha, os tomates se caracterizam por ser uma fonte de licopeno, substância que se demonstrou reduzir a incidência de diversos tipos de câncer.
Seu elevado teor de antioxidantes inibe a ação dos radicais livres, moléculas que, quando se acumulam, podem causar danos oxidativos.
Compostos como o licopeno e a tomatina podem reduzir o risco de câncer de pulmão, de próstata e dos ovários.
Investigadores do Health Science Center da Universidade do Texas (EUA) demonstraram que o consumo de duas porções diárias de nozes pode ajudar a reduzir de forma significativa o risco de sofrer de câncer de próstata.
Após diversos estudos, foi concluído de que o elevado teor em ácidos graxos Ômega-3, antioxidantes e fitoesteróis retarda o crescimento de células cancerosas, o que impede o seu rápido desenvolvimento.
Devido ao seu elevado teor de polifenóis, compostos antioxidantes que protegem contra o dano celular, o chá-verde é outro dos bons aliados naturais contra vários tipos de câncer.
Segundo os estudos, a epigalocatequina galato (EGCG), é a substância química responsável pelo seu efeito anticâncer.
Foi demonstrado que o azeite de oliva de alta qualidade tem um efeito eficaz na desativação do gene que participa no desenvolvimento dos tumores da mama; além disso, é rico em polifenóis ativos que ajudam a evitar o dano oxidativo, a inflamação, a disfunção endotelial e que têm efeitos antitrombóticos.
As bagas são famosas por ser uma fonte de compostos antioxidantes, moléculas capazes de bloquear o impacto negativo dos radicais livres.
Além disso, o seu consumo fornece ao corpo uma quantidade significativa de ácido elágico e de antocianinas, ingredientes que demonstraram ser eficazes na paragem da proliferação das células cancerosas.
Amoras
Morangos
Framboesas
Cerejas
Mirtilos
7. Alho
O alho é uma fonte de polifenóis, alicina e quercetina, compostos aos quais se atribui a sua capacidade para neutralizar as substâncias cancerígenas e inibir a proliferação das células tumorais.
De acordo com o Instituto Nacional del Câncer, este alimento é capaz de prevenir e combater o câncer em suas várias formas.
Esta fruta rica em antioxidantes pode ser uma aliada para reduzir o risco de câncer da mama e bloquear o desenvolvimento das células cancerosas.
As principais qualidades anticancerígenas da romã são atribuídas aos fitoquímicos, entre os quais se destacam as antocianinas, os flavonoides, os elagitaninos e ácidos graxos poli-insaturados.
Ver também: Romã, uma fruta que limpa as artérias
Além de melhorarem a saúde cardiovascular devido ao seu elevado teor de ácidos graxos ômega 3, os peixes azuis também estão relacionados com a diminuição do risco de várias formas de câncer, em especial do cólon, da próstata e da mama.
O atum.
O arenque.
O salmão.
A sardinha.
A enguia.
O peixe-espada.
A truta marinha.
votos, média: de 5
Maravilha, não deixe de conferir!!
Essa não pode faltar!
Maravilhosa receita de torta de chocolate com merengue, aprenda agora mesmo!
INGREDIENTES 1kg de massa de mandioca lavada e peneirada. (puba, encontrada nas...
É finalizado com chocolate branco e preto. Se você é fã da...
Rosquinha de coco é uma excelente opção para começar bem seu dia!!
É prato que sempre agrada!
INGREDIENTES: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...