Anti-inflamatórios naturais
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Processos inflamatórios causam doenças no corpo humano. Mas,quando o nosso corpo não está conseguindo combater a doença utilizando somente os medicamentos, existem alimentos que podem auxiliar nesta tarefa. Tomar anti-inflamatórios em excesso pode causar úlcera, gastrite, problemas cardiovasculares e hipertensão. Para ajudar o organismo a combater uma inflamação de uma modo mais natural, coma alimentos que dão uma força no processo de cura da doença. Veja quais são.
O shitake é um cogumelo rico em proteínas e contém pouca caloria, mas possui um alto teor de lentimana, nutriente que estimula a produção de glóbulos brancos ajuda e muito no combate à inflamação. Ao comprar o cogumelo não descarte o talo, pois contém potentes fibras betaglucanas, que conseguem fazer uma limpeza no organismo, eliminando toxinas do corpo.
O azeite de oliva possui oleocanthal, que inibe a atividade de enzimas ligadas ao processo inflamatório. Para aproveitar ao máximo suas propriedades benéficas o azeite deve ser utilizado frio, como temperos em saladas e para dar sabor aos alimentos já preparados.
Esta planta contém curcumina, um ingrediente responsável pelo seu pigmento. A substância elimina os mecanismos biológicos que desencadeiam a inflamação nos tendões e causam a tendinite.
O gengibre é uma raiz rica em ativos como felandreno, zingibereno e zingerona, que atuam em inflamações das vias aéreas superiores, provocando bronquite, sinusite e asma. Age como um remédio natural para expectorar o catarro. O mineral selênio é outra fonte poderosa do gengibre pois atua na ação anti-inflamatória e ainda possui a substância gingerol, que contém propriedades analgésicas.
Este tubérculo possui ácido glicêmico baixo e contribui para a redução da inflamação. Qualquer alimento com uma carga glicêmica alta contribui para aumentar a inflamação, pois deixam o pH do organismo mais alto, um prato cheio para aumentar a proliferação de fungos e bactérias nocivos. Por ser rica em fibra, a batata doce é ótima para aumentar a presença de micro-organismos no intestino, prevenindo, assim, a síndrome do cólon irritável e a colite ulcerosa.
Todos os três alimentos são ricos em Omega 3, um ácido graxo que diminui muito a produção e as atividades das prostaglandinas, substâncias que acentuam a inflamação.
O alho é muito eficaz no combate a inflamação por possuir alicina e alina, que são substâncias antioxidantes capazes de reduzir a inflamação, além disso são ótimas no combate ao vírus e a radicais livres.
Se você quer utilizar alimentos para combater a inflamação, procure não ingerir outros alimentos que contribuem para aumentar a inflamação. Os alimentos com muito carboidrato refinado, como açúcar, farinha de trigo, massas, pães e bolos devem ser riscados da dieta. Evite também refrigerantes, bebidas alcoólicas e café.
Imagem 1 foi oferecida por David Milley
Imagem 2 foi oferecida por Ana aos Potes
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
É macio e desmancha na boca! Anota a receitinha ai!
Que maravilha de bolo, surpreenda a todos com essa novidade
Coloque 1 litro de água na panela de pressão e deixe ferver...
Quando o que é bom fica ainda melhor!
Receita bem gostosa e fácil de preparar, que tal? experimente!
Essa hora começa a dar uma fome. Que tal um quiche de...
Muito útil este truque!
Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate, "não tem pra ninguém"!