Arritmia cardíaca: sintomas e consequências
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A arritmia cardíaca é uma doença caracterizada pela irregularidade dos batimentos cardíacos. Esta irregularidade pode ocorrer de algumas formas diferentes: se o coração bate mais rápido do que o normal, trata-se de taquicardia, e se o coração bate mais lentamente do que o normal, o caso é de braquicardia.
Um paciente pode ainda apresentar batimentos cardíacos irregulares, que não seguem um padrão específico e podem variar entre mais rápidos ou mais lentos do que o esperado.
A arritmia costuma ser consequência de algum problema no sistema elétrico do coração, e há diversos fatores diferentes que podem ser considerados causas do problema:
A arritmia pode ser silenciosa e existem muitos casos nos quais os pacientes não apresentam nenhum sintoma. A condição pode ser descoberta através de um exame regular, antes mesmo que percebamos alguma alteração nos nossos batimentos.
Por outro lado, mesmo que o paciente experimente sinais e sintomas relacionados à arritmia, não necessariamente significa que se trate de um problema sério.
Entre os possíveis sintomas estão os seguintes:
Se você sentir algum dos sintomas mencionados acima, procure um médico para fazer um exame específico e tentar detectar a arritmia cardíaca. Um eletrocardiograma (ECG), exame que mostra a representação gráfica da atividade elétrica do nosso coração, é capaz de identificar a condição.
Uma vez que o tipo específico de arritmia for identificado, será definido o melhor tratamento para cada caso. Há condições que não requerem tratamento, e outras podem ser tratadas com medicação, mudanças no estilo de vida e, em última instância, alguns tipos específicos de cirurgia cardíaca.
Além disso, adotar alguns hábitos saudáveis é fundamental para prevenir e tratar a arritmia:
Adotar estes hábitos e fazer uso da medicação adequada são estratégias essenciais para tratar com sucesso a arritmia cardíaca. Mesmo que ela seja inofensiva na maioria dos casos, é fundamental ir ao médico e dar a esta condição a atenção que ela merece, já que o quadro pode evoluir para problemas mais sérios.
Algumas das complicações que podem surgir a partir da arritmia cardíaca incluem insuficiência respiratória, angina, caracterizada por uma dor muito intensa no peito, ataque cardíaco ou infarto, AVC (Acidente vascular cerebral) e até morte súbita.
Certamente apenas um pequeno percentual das arritmias evolui para quadros tão graves, mas não custa nada ficar atento aos sintomas e prevenir esta condição mantendo hábitos saudáveis.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Devido ao grande sucesso, esta receita tem corrido o mundo. Veja também:...
Créditos Canal Receitas dicas e muito mais Pensa numa dica poderosa, altamente eficiente...
Ingredientes Para caramelizar: 1 xícara (chá) de açúcar ½ xícara (chá) de...
Mais uma bela sobremesa para incrementar suas refeições, fica uma delícia, experimente-a!
Uma delícia de sabor essa torta, prepare e não se arrependa!
Quer dar uma caprichada no café da manhã? Veja essa receita de...
Ingredientes PÃO-DE-LÓ DE CHOCOLATE Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho...
Quem sempre busca saúde e bem-estar sabe que é preciso desintoxicar o...