Atenção! se você guarda remédios no banheiro, está cometendo um grave erro. Veja o motivo
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
.
A forma como os medicamentos são guardados, utilizados e transportados pode fazer com que eles percam a eficácia. Mas muita gente não sabe disso e acaba cometendo erros e colocando a própria saúde em risco. Para evitar qualquer problema, a farmacêutica Adriana Oliveira, gerente de qualidade da RV Ímola, ensina o jeito certo de guardar remédios.
É muito comum que as pessoas tenham um espaço para os medicamentos no armário do banheiro, mas, segundo a profissional, isso jamais deveria ser feito.
“Os banheiros são os piores locais para se deixar um medicamento dentro de casa”, diz. Isso porque, nesse espaço, há uma variação muito grande dos níveis de umidade e temperatura, que podem, respectivamente, superar os 70% e os 30ºC quando o chuveiro está ligado. “A indicação é que os remédios fiquem em, no máximo, 25ºC”, afirma.
Segundo ela, o melhor lugar da casa para deixar remédios é no quarto, em um local fresco e longe da incidência direta da luz solar.
Pensando em possíveis emergências, há quem mantenha alguns remédios no porta-luvas do carro, o que pode ser útil nos primeiros-socorros. Mas isso pode danificar os medicamentos, pela mesma razão apontada no caso do banheiro. “A temperatura dentro do carro em um dia ensolarado pode ultrapassar os 40ºC”, alerta.
Nunca tire a pílula da embalagem para colocá-la em caixinhas para carregar medicamentos. “Remédios expostos em condições ruins costumam ter sua eficácia reduzida ou até mesmo nula em até 24 horas”, diz.
Se for precisar tomar um medicamento fora de casa e não puder levar a cartela com você, o ideal é cortá-la. Porém, tome muito cuidado para não deixar nenhuma abertura no revestimento que protege os comprimidos.
Quando os comprimidos são vendidos em vidros, e não em cartelas, é comum derrubá-los sobre as mãos antes de tomar, o que é mais um erro. “Use a tampa para segurar os remédios. Assim, se caírem dois ou mais, você poderá devolver ao compartimento sem danificá-los”, explica.
Ela diz que jamais deve-se deixar os remédios caírem sobre a mão. “Quanto menos for exposto ao ambiente, mais o remédio será preservado”, afirma.
Não vai precisar mais tomar o medicamento? Já consumiu a quantidade prescrita e alguns sobraram? A validade venceu? Seja qual for o motivo, os remédios não devem ser jogados no lixo em hipótese alguma. “Medicamentos nunca devem ser descartados, nem no lixo, nem na descarga. Além de contaminar o meio ambiente, eles põem em risco animais e até pessoas que possam manipular aquele lixo”, afirma.
A melhor solução para descartar remédios é levar ao posto de saúde, hospitais, ou postos de coleta em farmácias. É importante ressaltar também que não se deve guardar um remédio pensando em utilizá-lo em outras ocasiões. “O que foi receitado para mim, por exemplo, não servirá para outra pessoa que possa vir a sentir os mesmos sintomas. Nunca se deve fazer a automedicação”, finaliza.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Com o advento das redes sociais, está cada vez mais difícil saber...
Vamos combinar que leite em pó é um ingrediente que combina com qualquer coisa,...
Quem resiste a essa tentação de batata frita para acompanhar qualquer tipo...
Para o almoço dessa sexta-feira. Sirva com arroz branco e o sucesso...
Sabe o que vai super bem com um café agora? Bolo mármore...
Eu amo gelatina e todo ano eu gosto de fazer para o...
A humanidade não será capaz de suportar tal conflito disse o Papa...
Carne seca com abóbora pode fazer parte do seu almoço de hoje....