Cistos nos rins: quais são os sintomas?
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Certamente você ouviu falar mais de uma vez sobre os cistos nos rins. É que, na realidade, trata-se de algo realmente comum entre a população que não traz excessiva gravidade. Mas, mesmo assim, vale a pena conhecer um pouco como surgem e quais são os possíveis sintomas que acompanham sua aparição. Explicaremos a seguir.
Todos conhecem a importante função que os rins cumprem: eles filtram nosso sangue, limpam nosso organismo, controlam os níveis de sal do nosso corpo e afastam as substâncias residuais que eliminamos pela urina. São dois órgãos essenciais para a nossa existência, daí a importância de conhecer quais possíveis doenças estão associadas aos rins.
Mas, vamos para o tema central. O que é realmente um cisto em um rim? Bem, um cisto é uma bolsa ou saco fechado cheio de ar ou líquido. Normalmente estão cheios de um líquido aquoso, são como nódulos que emergem da superfície do próprio rim ou dos néfrons. O normal é que sejam pequenos como uma lentilha, mas já houve casos destes cistos tão grandes como uma maçã. Crescem pouco a pouco, e o que existe em seu interior, não tende a ser pus nem sangue, somente um líquido inócuo.
Em primeiro lugar temos que retirar a excessiva gravidade do assunto. Os cistos nos rins não são sinônimos de câncer e nem de uma complicação que vá nos retirar a qualidade de vida. Os cistos simples nos rins são muito comuns à medida que vamos envelhecendo, sendo muito normal aparecer a partir dos 50 anos. Antes desta idade podemos inclusive ter um cisto, mas quando chegamos aos 55 ou 60 anos, podem aparecer muitos mais. E repetimos, tendem a ser inofensivos.
É normal que estes cistos vão aparecendo com o passar dos anos, devido ao fato de que os néfrons (as partes do rim encarregadas de filtrar o sangue) vão se tornando maiores e se enchem de líquidos. Na realidade, os especialistas, não sabem muito bem porque ocorre, somente reconhecem que acontece com aumento da idade. Os cistos são como pequenas lesões que provocam a acumulação de líquido até que origina um nódulo de um tamanho pequeno. Realçamos que estes cistos nos rins não são hereditários.
Em geral, os cistos não são graves. É algo associado com a idade e ocorre com muita frequência. Daí os chamamos simplesmente de “cistos simples dos rins”, e não tendem a causar tumores cancerígenos. São quase sempre inofensivos. Agora, temos que identificá-los e controlá-los. Se suas paredes são grossas e irregulares, então podem sim estar associados a algum tipo de câncer. Mas, 70% deles tendem a ser benignos e nada graves.
Os cistos simples dos rins normalmente não causam sintomas. A grande maioria das pessoas não sabem que na realidade possuem um ou mesmo 7 cistos nos rins, posto que não apresentam sintomas. As pessoas descobrem de modo casual, por exames de raios-X ou uma tomografia computadorizada. Mas, caso estes cistos se rompam então sim, existe uma gravidade a ser levada em conta, e é então quando vamos ter uma série de sintomas que deveremos saber identificar, para, então, procurar um médico:
Dado que em geral os cistos não são graves, não tendem a ser tratados. Mas, se um cisto exerce muita pressão no rim acabará dificultando sua função e então não caberá outra opção senão a intervenção. E como é esta intervenção? Pode ser de dois tipos dependendo de onde o cisto se encontra e do tamanho dele:
Em geral, os cistos aparecem com a idade. Porém, um modo básico de manter sempre em bom estado nossos rins é manter uma boa qualidade de vida. E você já sabe como:
1 votos, média: 5 de 5
É mais uma dica de bolo lindão e delicioso para você incluir...
Receita super barata e fácil. Gaste menos de R$ 2,00 e livre-se...
Para adoçar a vida nós sempre fazemos pavê de baunilha com chocolate!!
Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil do...
Trufa tradicional irresistível!
É feita com milho verde. Quem provou curtiu! Anote a receita!!
Receita de Farofa de couve, vem aprender!!
Se você é fã de Arroz Chop Suey você vai amar essa...