Colite ulcerativa: causas, sintomas e tratamento
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A colite ulcerativa é, basicamente, uma inflamação crônica que ocorre no intestino grosso, parte do sistema digestivo na qual a água é removida do material fecal e o mesmo segue seu caminho pelo reto até o ânus.
Por se tratar de uma condição crônica, ela pode durar anos e até décadas, causando sintomas incômodos com os quais pode ser difícil de conviver e manter uma qualidade de vida significativa. Homens e mulheres costumam ser afetados em proporções iguais, e seu surgimento é mais comum durante a adolescência e início da vida adulta.
A colite afeta o revestimento interno do intestino grosso e do reto, provocando inflamação e o desenvolvimento de úlceras. Embora não exista uma cura propriamente dita para a doença, seus sinais podem ser tratados de maneira eficaz e a mesma pode ser controlada, ou, nos melhores casos, até desaparecer.
É importante ressaltar que é fundamental consultar um médico e dar início ao tratamento o antes possível, já que a colite ulcerativa, quando não tratada, pode evoluir para condições mais severas e até chegar a ser fatal. Não brinque com a sua saúde!
Infelizmente, não se sabe ao certo o que causa a colite ulcerativa. Até o momento, estudos não foram capazes de encontrar evidências fortes de que ela surja por uma infecção ou que seja contagiosa.
A hipótese mais aceita é de que a doença se desenvolva por uma ativação anormal do sistema imunológico no intestino. Ao tentar combater vírus e bactérias, ele acaba combatendo também as células saudáveis presentes no intestino.
Normalmente, o sistema imunológico só é ativado quando há uma ameaça a ser combatida no organismo, mas no caso dos pacientes com colite ulcerativa ele passa a ser ativado de forma crônica, causando a inflamação.
Acredita-se que exista também um fator hereditário, já que as chances de desenvolver a doença são maiores se alguém da sua família já a teve.
Por último, embora não possam causar a doença, o estresse e fatores emocionais também podem contribuir para piorar os sintomas quando os mesmos surgem.
Os sintomas desta condição não costumam surgir repentinamente; eles vão se acumulando com o tempo, aumentando a sua intensidade até chegar a um ponto no qual fica difícil prosseguir com as atividades normais do dia a dia.
Os sintomas também podem variar dependendo de qual parte específica do intestino grosso está sendo afetada pela inflamação, algo que somente o médico será capaz de identificar.
A intensidade dos sintomas varia de acordo com a gravidade do caso, embora a maioria dos pacientes os experimente de forma leve ou moderada. Mesmo assim, isso não é desculpa para adiar a consulta médica.
Dor abdominal intensa, geralmente semelhante a cólicas
Diarreia frequente
Presença de sangue, muco ou pus nas fezes
Necessidade de evacuar com mais frequência do que o normal, embora o paciente possa experimentar uma certa dificuldade para fazê-lo
Perda de peso sem motivo aparente
Fadiga e cansaço constantes
Episódios de febre
Náuseas e episódios de vômito
O tratamento desta condição pode envolver o uso de medicamentos e até a realização de uma cirurgia, embora esta última opção seja reservada para casos extremamente sérios que podem chegar a ameaçar a vida.
Seu médico, após uma análise detalhada, poderá receitar os medicamentos adequados para o seu caso específico. Esta medicação será muito útil para controlar os sintomas da colite. Converse com o seu médico também sobre a necessidade de ingerir suplementos e multivitamínicos.
Por outro lado, como esta condição não é completamente curável, também é importante fazer algumas alterações em nosso estilo de vida, contribuindo para o alívio dos sintomas.
Evite o consumo de laticínios, já que muitos pacientes notam uma melhora dos sintomas após cortar os mesmos da dieta.
Evite alimentos ricos em gordura, como frituras, manteiga, margarina e molhos cremosos.
Limite a ingestão de fibras. Embora elas sejam muito saudáveis e importantes para o organismo, no caso dos pacientes que sofrem com a colite ulcerativa elas podem ser prejudiciais e piorar os sintomas.
Evite a ingestão de álcool e cafeína
Evite alimentos muito apimentados e pratos condimentados demais, já que eles podem irritar o intestino sensível.
Divida sua ingestão calórica diária em várias refeições menores ao longo do dia
Beba bastante líquido, já que a colite ulcerativa pode contribuir para a desidratação do organismo. Priorize o consumo de água mineral.
Trabalhe para reduzir o estresse, já que ele pode intensificar os sintomas. Pratique atividade física, faça meditação, utilize técnicas de relaxamento, dedique-se a alguma atividade de sua preferência, etc.
2 votos, média: 5 de 5
Quem diz inverno, diz diferentes tipos de situações e especialmente diversos problemas.
Ingredientes: Uma mistura de nozes – 60 gramas Farinha – 480 gramas...
Ingredientes: 1kg de farinha de trigo; 200g de açúcar; 10g de sal;...
Dieta da Sopa de Repolho – Perca 5kg em 1 Semana Veja...
Que tal começar essa manhã lindona com um bolo de farinha milho?...
As cicatrizes causadas pelas espinhas nem sempre são fáceis de serem removidas.
Delícia, arroz de dar água na boca. Bora fazer?
Receita rápida e gostosa, e sim, é pra comer, experimente!