Como prevenir a dor nas costas
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Segundo dados médicos, de 80 a 90% das pessoas sofreram de algum tipo de dor nas costas ao longo da vida. As causas podem variar, porém, acredita-se que a maioria dos casos provém do ambiente de trabalho. Há algumas atividades que requerem muito esforço físico e movimentos que aumentam o risco de sofrer com esta dor. No entanto, também há empregos, como os de auxiliar de escritório, que causam dores nas costas devido à má postura e ao fato de permanecer sentado durante muito tempo.
As dores nas costas podem variar de pessoa para pessoa e não é em todos os casos que podem ser prevenidas. Apesar disso, ao ter em conta algumas recomendações, podemos nos livrar de muitos incômodos todos os dias.
Carregar excesso de peso nas costas é uma das principais causas das dores nesta área do corpo. De acordo com os especialistas, é comum que as pessoas sintam a dor logo depois de ter carregado muito peso.
O esporte e a atividade física são essenciais para fortalecer e tonificar os músculos, reduzindo o risco de sofrer com dores nas costas. Esportes que são agressivos para a coluna são, por exemplo, o balé e o basquete. No entanto, esportes como a natação, o pilates e o ioga são aconselháveis para fortalecer esta parte do corpo.
Neste caso, é muito importante utilizar um tipo de calçado adequado, já que praticar atividade física com um sapato incorreto também pode causar dores nas costas.
É muito importante aprender a adotar uma postura correta enquanto se está sentado, caminhando ou simplesmente parado. Para conseguir uma boa postura ao se sentar é importante centrar a força na zona lombar e endireitar a coluna. Quando se está de pé ou caminhando, as costas devem estar retas e deve-se evitar a popular corcunda. Caso tenha que se agachar para pegar algo, os médicos recomendam flexionar os joelhos e não a espinha dorsal.
É no colchão de nossa cama que as costas descansam durante um bom tempo e também é ali onde a coluna deve relaxar. Desta forma, quando o colchão é muito duro ou muito macio, as dores nas costas são mais recorrentes e, de fato, podem interromper o sono. É importante escolher um colchão adequado.
Um estilo de vida saudável é determinante para prevenir ao máximo as dores nas costas. Fumar pode causar uma tosse frequente que mais tarde pode afetar os discos lombares. Ter excesso de peso também não é saudável, já que implica em mais pressão e peso para a coluna. Por último, é importante ter um equilíbrio emocional, já que a depressão está associada com doenças e tensão nas costas.
A postura ao dormir também é muito importante para prevenir a dor nas costas. Tendo em conta que nosso corpo repousa de 6 a 8 horas enquanto dormimos, é importante dormir com a barriga para cima ou adotando uma posição fetal. Dormir de bruços não é nada recomendável, já que causa alterações na curvatura normal da coluna e obriga o pescoço a permanecer virado para um dos dois lados, o que prejudica a coluna.
O estresse é uma causa comum de dores nas costas que são produzidas no trabalho ou no lar. Estar estressado gera tensão nas costas e pode impedir que você realize suas atividades com normalidade. Para evitar isso, recomenda-se fazer pausas para respirar profundamente e fazer exercícios de alongamento pelo menos duas vezes por dia.
É muito importante consultar o médico quando sentir dores nas costas recorrentes, já que 3% dos casos de dores lombares se convertem em doenças e causam uma lombalgia. Se as dores persistirem por semanas é importante consultar o médico de imediato para prevenir um problema maior ou receber um diagnóstico adequado.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Que tal preparar polenta para o jantar dessa quinta? Eita que delícia!...
Faça essa receitinha de carne colorida para o almoço!!
Pois é, nós nunca imaginamos que esse ingrediente seria capaz de anular...
Para acompanhar o seu jantar de hoje! Humm...
COMO FAZER ROSQUINHAS DE CREME DE LEITE MODO DE PREPARO Em uma...
Depois de um caso de câncer na família, a doutora Carolyn Anderson recomenda...
Essa deliciosa receita já virou clássico aqui em casa, sempre faço, experimente!
Você precisa de poucos ingredientes para fazer esse pudim de laranja! Vem...