Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Conheça diferentes adoçantes naturais e saudáveis

Tipo:

açucar-cana-kulinarno-500×325-500×325

O açúcar branco é um ingrediente abundante em nossa alimentação, apesar de não nos oferecer nenhum benefício e a longo prazo contribuir para o surgimento de uma série de problemas de saúde.
Por isso, hoje apresentaremos diversas alternativas saudáveis e naturais para adoçar nossas receitas e aproveitar, ao mesmo tempo, inúmeras propriedades para a saúde. Também falaremos sobre adoçantes naturais recomendados para diabéticos, obesos etc.

Você conhece o melaço, a estévia, os xaropes, a rapadura, dentre outros? Leia e saiba mais.

Açúcar mascavo, integral e da cana

O açúcar mascavo é uma das opções mais fáceis de encontrar, basta procurar no supermercado. Esse açúcar não é refinado, diferentemente do branco, por isso contém as vitaminas (A, B1, B2 etc) e minerais naturais da cana de açúcar ou da beterraba.

Mas, claro, o processo de fabricação influenciará muito, pois algumas marcas comercializam açúcar branco com uma leve cor “torrada”, o que não deixa de ser açúcar branco com adição de extrato de melaço.

O açúcar mascavo é recomendado para receitas como biscoitos e doces, ele é econômico e mais saudável. Entretanto, para adoçar, optaremos preferencialmente pelos adoçantes dos quais falaremos a seguir.

Rapadura

A rapadura é feita através da evaporação dos sucos da cana de açúcar. É muito consumida na América latina e, assim como o mel, possui efeitos balsâmicos e expectorantes, o que a configura como um remédio medicinal ideal para consumir com água quente e limão em casos de resfriados, gripes, dores de garganta, etc.

Além disso, contém 50 vezes mais minerais que o açúcar refinado, dentre os quais podemos destacar o cálcio, o potássio, o magnésio, o cobre, o ferro e o fósforo.

Mel de abelha

O mel de abelha, além de adoçar 25 vezes mais que o açúcar, ainda confere um sabor delicioso e é um alimento muito nutritivo. Também é um poderoso antibiótico natural.

Ele possui numerosas propriedades, dentre as quais podemos citar: antissépticas, fortificantes, calmantes, laxantes, diuréticas e antibacterianas. É recomendável tomar uma colher de chá por dia, sozinha ou misturada com suco, iogurte, infusões, etc.

É importante consumir um mel ecológico e cru, para que realmente seja possível aproveitar todas as suas propriedades. Como curiosidade, destacamos que, em casos de feridas e queimaduras, podemos aplicar um pouco de mel em cima, para ajudar na cura e cicatrização.

Mel da cana

O mel da cana (ou melaço) é obtido da cana de açúcar e é denominado “mel” por sua semelhança com o mel de abelha, apesar de geralmente apresentar uma cor mais escura e um sabor mais forte. De fato, quanto mais escura a sua cor, mais propriedades benéficas ele tem.

É rico em minerais e vitaminas, por isso é altamente recomendado a atletas, crianças, pessoas com anemia, exaustão, estresse etc.

Estévia

A estévia é um milagre da natureza! Essa planta, de origem paraguaia, tem a propriedade de adoçar mais do que o açúcar branco e oferecer inúmeros benefícios para a nossa saúde: é levemente hipotensora, é digestiva, melhora a saúde mental e a circulação, dentre muitas outras propriedades.

Além disso, ela não contém calorias, o que é ideal para pessoas que seguem dietas de emagrecimento.

Também é excelente para diabéticos, não apenas porque não altera os níveis de açúcar no sangue, como também porque foi comprovado que, em muitos casos, pode ajudar a regular esses níveis naturalmente, bastando tomar 3 infusões diárias da planta.

Para se beneficiar de suas propriedades, tome-a em pó ou em extrato puro, ou como citado anteriormente, preparando infusões de suas folhas. Se quisermos adoçar sem sentir o sabor peculiar da planta, que é similar ao da raiz, podemos adquirir um extrato purificado (de cor transparente).

Ainda que esta opção não seja tão terapêutica, nos permitirá adoçar sem oferecer calorias e sem os efeitos maléficos do açúcar ou dos adoçantes artificiais, como é o caso do aspartame.

Xarope de agave

O xarope de agave, extraído de um tipo de cacto, tem uma textura semelhante a do mel e um sabor doce, mas suave. Esse adoçante natural também é ideal para diabéticos, sempre que consumido com moderação, já que tem um índice glicêmico baixo.

Como os adoçantes anteriores, este também possui múltiplas propriedades benéficas, mas temos de estar seguros de que, em seu processo de fabricação, ele tenha sido processado cru e não a altas temperaturas.

É ideal para adoçar infusões, sucos, vitaminas, etc. também podendo substituir o açúcar em uma infinidade de receitas.

Recomendamos sempre, para aqueles que sofrem de alguma doença, que consultem um médico antes de consumir qualquer alimento continuamente.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA: 1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO: 1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR: 1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g



GRUPO DE RECEITAS NO WHATSAPP

Ingredientes

    Avalie esta receita
    Avaliação média

    votos, média: de 5


    Compartilhar via WhatsApp

    Receitas da Semana...

    Bolinho de chuva na AirFryer de 3 minutos, fica bem leve e bem mais fofinho que os outros…Ver mais
    Bolinho de chuva na AirFryer de 3 minutos, fica bem leve e bem mais fofinho que os outros…Ver mais

    Ingredientes Para Bolinho de Chuva na Airfryer 2 xícaras (de chá) de...

    Menopausa-500×334-500×334
    Dieta para as mulheres na menopausa

    A vitamina D é fundamental para equilibrar a perda de cálcio durante...

    992899_1755676097904027_1209084312_n
    Brigadeirão branco com nozes

    Essa delícia de sobremesa sempre agrada, aprenda essa receita bem fácil, muito...

    5-coisas-que-você-come-quase-todos-os-dias-e-que-têm-coliformes-fecais
    5 coisas que você come quase todos os dias e que têm coliformes fecais

    Coliformes fecais são bactérias encontradas no intestino humano e também animal. Veja...

    Deixe seu comentário

    X