Cuidado com os carrapatos! Conheça a doença de Lyme e seus riscos
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
No verão, muitas pessoas aproveitam o clima agradável para desfrutar ao ar livre, seja em um passeio pelo campo, dias de acampamento ou jantares na grama que são ideias para compartilhar com os amigos e a família.
No entanto, apesar destes planos serem ótimos para evitar o estresse e passar o tempo com pessoas queridas, eles também supõem um risco de contrair a doença de Lyme, um tipo de infecção transmitida pelos carrapatos.
As autoridades de saúde vêm advertindo, faz alguns anos, sobre os riscos que os carrapatos representam para a saúde humana e todas as consequências da doença de Lyme.
Por isso, é muito importante se informar sobre a doença e fazer todo o possível para reduzir o risco.
A doença de Lyme é uma condição infecciosa causada por um germe chamado espiroqueta, que se encontra principalmente em um tipo de carrapato presente nas regiões noroeste e centro-oeste dos Estados Unidos.
Ao serem portadores destas bactérias, os carrapatos representam um risco para a saúde humana e a dos animais, já que uma de suas picadas pode propagar a doença e causar uma séria de sintomas que afetam a qualidade de vida.
Os principais casos da doença de Lyme ocorreram nos Estados Unidos. No entanto, o risco também existe em outras partes do país, na Europa, Ásia e Austrália.
Um dos primeiros sinais da doença de Lyme é uma erupção cutânea na pele que costuma aparecer entre 3 e 30 dias depois da picada do carrapato.
Em geral, ela começa no lugar da picada, onde aparece uma vermelhidão que, pouco a pouco, pode crescer e se estender por toda a pele.
Outros sintomas que podem ocorrer como consequência desta doença incluem:
Ainda que as complicações ocorram em pouquíssimos casos, a doença em sua primeira etapa pode se propagar ao coração e ao sistema nervoso.
Se algo assim ocorrer, a pessoa também pode sofrer com outros sintomas como batidas lentas ou irregulares no coração, assim como paralisia facial de Bell, dormência e formigamento nos braços e nas pernas e inchaço nas membranas que rodeiam o cérebro.
Quando os primeiros sintomas da doença de Lyme são ignorados e ela não é tratada da forma adequada, a bactéria pode se estender por outras partes do corpo e, com o passar dos dias, os sintomas irão piorando.
Em uma etapa mais avançada, a pessoa com este problema de saúde pode começar a sofrer de artrite (articulações doloridas e inchadas) e de problemas no sistema nervoso. No caso da artrite, ela afeta quase sempre os joelhos e, raramente, envolve danos de mais articulações.
É pouco comum que a doença chegue a avançar a outras etapas, mas quando isso ocorre, podem surgir os seguintes sintomas:
As pessoas que passam muito tempo ao ar livre, em especial em locais onde fiquem animais, têm um maior risco de sofrer da doença de Lyme por estar em áreas onde é mais provável a presença de carrapatos.
Em geral, os carrapatos preferem a parte superior da vegetação e arbustos baixos, com o fim de que as pessoas ou animais esbarrem nestas partes.
Com frequência, os carrapatos sobem nas roupas e assim conseguem aderir à pele. Além disso, uma vez que grudam, é difícil detectá-los, já que não costumam provocar incômodos e passam quase sempre despercebidos.
Nem todos os carrapatos são transmissores da doença, mas qualquer um pode representar um risco para a saúde. Por isso é muito importante combatê-los e tratar de mantê-los o mais longe possível do nosso lar e das áreas que utilizamos para aproveitar o ar livre.
Ao diagnosticar a doença, é iniciado um tratamento com antibióticos que dura entre 14 e 30 dias.
Quando ainda não avançou à segunda etapa, o germe é combatido muito bem com o tratamento e é possível que os sintomas desapareçam em pouco tempo.
Se este problema de saúde avançar a outras etapas, o tratamento com antibiótico continuará, mas agora é provável que a aplicação seja feita por via intravenosa.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Associe esta ideia a uma dieta saudável e dê adeus aos quilos...
Para dar um toque especial. Vem aprender a fazer essa delícia!
Morangos flamados ficam perfeitos acompanhados de sorvete de creme. Inclua no seu...
INGREDIENTES 2 leite condensado 2 latas medida leite 4 ovos 1 colher...
O milionário chinês Xiong Shuihua, cresceu na pequena cidade Xiongkeng no sul...
É mais uma dica saborosa e saudável. Anota aí!
Para você rechear com o que quiser!
Ingredientes 5 ovos 3 colheres de sopa de manteiga 3 colheres de...