Dicas para evitar a retenção de líquidos
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
São muitas as razões pelas quais as mãos e as pernas podem inchar: depois de um longo dia de trabalho, devido ao excesso de peso, quando se está grávida, por abusarmos do consumo do sal…
Se você sofre com isso precisa saber que existe uma solução para a retenção de líquidos que causa esse problema.
Conheça, no seguinte artigo, algumas dicas para evitar a retenção de líquidos.
São várias as causas para a retenção de líquidos como, por exemplo:
Hipertensão
Cardiopatias
Maus hábitos dietéticos
Excesso de peso
Consumo de muito sal
Alterações hormonais
Menopausa
Estresse
Problemas circulatórios
Quando o organismo detecta um nível baixo de líquidos, ativa um mecanismo de defesa que retém a água existente. É como se tivéssemos uma comporta que se fecha para impedir que uma região se inunde.
É preciso saber que o corpo necessita de líquidos para poder levar a cabo suas funções vitais. Para isso, é fundamental dar-lhe água do exterior do corpo.
Por mais que tenha lido milhares vezes que “é preciso beber 2 litros de água por dia” e isso lhe tenha parecido um exagero, não o é. Absolutamente.
Quando existe retenção de líquidos é provável que, por detrás dela, se esconda algo mais grave à qual se deve prestar atenção. Não hesite em consultar um médico, e procure cortar com os hábitos pouco saudáveis.
Como primeira medida, é necessário que se saiba quais são as razões pelas quais se está sofrendo de retenção de líquidos e em que zonas do corpo. Na maioria dos casos, notamos essa afetação em:
Mãos
Pernas
Tornozelos
Pés
Para você poder evitar este problema, que não é só uma questão de estética mas também, sobretudo, de saúde, é necessário que leve uma vida mais saudável.
Aumente a ingestão de alimentos que contenham água
Inclua na sua dieta verduras e frutas, como a laranja, a maçã, a pera, o pêssego ou os mirtilos, que, também são ricos em vitaminas e antioxidantes.
Para favorecer o fluxo de sangue nas extremidades inferiores você pode praticar algum desporto, como andar de bicicleta, ou simplesmente dançar ou caminhar.
Já sabemos que são imprescindíveis para que nosso organismo funcione corretamente (os famosos “2 litros diários”).
Se isso lhe custa muito, você pode optar por condimentar com sal marinho ou sal dos Himalaias (sal rosa). Também se aconselha o uso de ervas aromáticas, suco de limão e vinagre para substituir o sal.
Você pode ingerir cada vez menos sal se não levar o saleiro para a mesa para evitar a tentação.
Evite também os que já vêm preparados porque geralmente têm muito sal “camuflado” entre os seus ingredientes. Por exemplo, empanados, recheados e fast foods.
Adicione em sua dieta diária uma boa quantidade de proteínas
Não esqueça de que, quando estes nutrientes faltam em seu organismo, automaticamente se reduz a produção de albumina e se acumulam líquidos entre os tecidos.
Tente descansar quando puder durante o dia, e procure não se manter na mesma posição durante muitas horas. Se você trabalha parada ou sentada, mude de postura tantas vezes quanto puder.
O repouso e o descanso são essenciais para prevenir a retenção de líquidos quando esta está localizada nas pernas, tornozelos e pés.
Consuma infusões que sejam diuréticas à base de ervas
Existem várias especiarias com esta propriedade que podem ser muito úteis caso você não goste muito de beber água (ou não esteja acostumada). Através do chá natural você fornecerá líquidos ao seu organismo sem perceber.
Sobretudo se você vai ficar muitas horas com as pernas para baixo. Se vai viajar de avião, por exemplo, pode optar por umas meias de descanso. E, quem sabe, se não lhe convém também usá-las em seu dia a dia, pois elas ajudam seus tornozelos a relaxarem um pouco.
Evite consumir alimentos refinados como a farinha e o açúcar brancos
E o mesmo vale para os refrigerantes e o café. Eles evitam que o corpo elimine a água “em excesso” fixando-a nos músculos.
Trate de consumir sempre produtos frescos da estação (frutas e verduras). Inclua cinco porções por dia. E inclua também carboidratos com baixo teor de sódio (batatas, aveia, soja) e proteínas de origem animal ou vegetal.
Estes alimentos permitem que o fígado produza uma sustância que evita que os líquidos se acumulem nas membranas das células.
As ervas diuréticas podem ser de muita utilidade para tratar seu problema. Certamente se você está perguntando quais as que são melhores para a retenção de líquidos. A seguir lhe indicamos as melhores:
É a que traz mais benefícios para esta condição. Aconselha-se que beba uma infusão desta planta antes de almoçar e de jantar. Além disso, ajuda a eliminar as toxinas, a fazer a digestão e a descartar os líquidos “a mais”.
Outra planta que não pode faltar em sua casa. Ela serve para excretar os líquidos através da urina, reduzir o inchaço, facilitar a eliminação de gorduras e toxinas, acabar com a celulite e é um perfeito laxante. Beba até 2 copos por dia.
Certamente você já conhece muitos dos benefícios do chá verde para a saúde. É um diurético e queimador de gorduras por excelência, acelera o organismo e favorece a eliminação das toxinas.
Além disso, é bastante usado nas dietas que ajudam a perder peso.
MEDIDAS IMPORTANTES:2 votos, média: 4 de 5
Uma delícia. Faça agora é rapidinho !
A bebida é uma das apostas poderosas do regime para perder peso...
Bora fazer uma jantar caprichado? Chegue mais e confira essa receita suculenta...
Com um teste bem simples é possível saber a autenticidade do açafrão....
Delicinha de almoço: peito de frango ao creme de milho! Ótimo prato...
É dica esperta para aquele lanchão caprichado! Anote a receita!
Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Modo de Preparo Farofa: Em um recipiente, misture bem a farinha, o...