Dores nos braços e pernas: por quê?
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
É importante destacar que é um tipo de doença muito comum que, de modo geral, deve-se a uma sobrecarga muscular ou simplesmente ao cansaço do final do dia. Muitas vezes não é de grande importância, entretanto, devemos começar a nos preocupar se estas dores são continuas ou duram meses.
Falaremos hoje sobre este tema, dores nos braços e nas pernas.
Causas que podem provocar dores nos braços e pernas
As dores nas extremidades é um tipo de doença relativamente comum, sem importar a idade. Além disso, a população mais jovem, desde os 8 aos 17 anos, pode sofrer com essas dores devido às fases de crescimento e mudanças físicas, onde as extremidades sofrem variações na medida em que essas estruturas vão amadurecendo.
E o que ocorre com a população adulta? Por que aparecem essas dores nos braços e pernas? Iremos responder essas perguntas a seguir.
As dores nos braços e pernas podem aparecer dias antes que se tornem evidentes todos os sintomas da gripe ou resfriado. A dor faz parte destas doenças que enfrentamos em determinadas estações.
Agora, você pode estar se perguntando por que afeta também nossas extremidades e por que sofremos essa dor muscular tão aguda. Tudo isso se deve à infecção viral que nosso organismo está sofrendo e a reação de defesa que ele produz. Liberam-se grandes quantidades de linfócitos para lutar contra este inimigo interno, porém, esta liberação defensiva desencadeia o aumento de temperatura e a produção de moléculas inflamatórias (prostaglandinas). Tudo isso desencadeia dores nas pernas, nos braços, mal estar e febre.
Sendo assim, é muito provável que antes de aparecerem os sintomas do resfriado ou gripe, você tenha, como primeiros sintomas, essas dores nos braços e nas pernas.
As dores são uma causa muito frequente desde os 50 anos. Você não pode se esquecer de que os braços e as pernas são as partes do corpo que mais utilizamos ao longo do dia, e que estão formadas por complexas articulações que, por diversas razões, inflamam e se desgastam.
Isso origina sensação de peso, cansaço, uma queimação muito particular nas zonas dos músculos e também na zona dos ombros. Ou seja, a dor não se concentra especificamente em uma articulação, mas geralmente se irradia para todos os músculos e por toda a extremidade.
Geralmente, a dor nos braços e nas pernas, associadas a uma má circulação sanguínea são acompanhadas por outros sintomas como:
Dormência nos braços e nas pernas acompanhada de cãibras que chegam até as mãos e aos pés.
Aparição de algumas úlceras nas pernas.
Perda de força nas mãos, ou seja, as coisas começam a cair delas com maior frequência.
Dores de cabeça.
Tonalidade azulada nas unhas.
Tonturas ao levantarmos.
Sentir peso nas pernas e mãos e dedos inchados.
Varizes nas pernas.
É bom ficar atenta a esses sinais que sempre acompanham a má circulação sanguínea. É muito importante, sobretudo, se em algumas situações você sentir taquicardia ou pressão sobre o peito, pois será necessário procurar por um médico imediatamente, já que esses são sintomas de um problema cardíaco. Não se esqueça disso!
No momento de falarmos da fibromialgia, devemos levar em consideração se as dores se apresentam nos braços e nas pernas, se elas são contínuas, se elas persistem ao longo do mês e se essas dores impedem você de ter, em muitas ocasiões, um ritmo normal de trabalho.
Não obstante, é importante também levar em conta está série de sintomas associados:
A dor vem acompanhada por um grande cansaço.
Existem muitos pontos no corpo realmente doloridos como, por exemplo, os quadris, o pescoço, a clavícula, as articulações dos cotovelos, a região dos joelhos e parte das nádegas.
Se você tiver, além disso, muita dificuldade para dormir e uma das horas mais difíceis do dia é de manhã, quando você tem que acordar.
Se você sofrer com enxaquecas, pequenas perdas de memória e dificuldade para se concentrar.
Para concluir, note que, em geral, as dores nos braços e nas pernas devem-se, simplesmente, ao cansaço e costumam aparecer nas últimas horas do dia. Contudo, se as dores persistirem durante semanas ou meses e estiverem impedindo você de levar uma vida normal, é o momento de ir a um médico.
Nunca se esqueça de ter uma vida saudável, alimentando-se adequadamente e fazendo um pouco de exercícios físicos. Controlar adequadamente nosso estresse também evita esse tipo de sobrecarga que sempre tende a se localizar nas zonas musculoesqueléticas.
MEDIDAS IMPORTANTES:1 votos, média: 4 de 5
Ingredientes: 1 ovo 1 colher de chá de baunilha 1 pitada de...
BOLO SOUZA LEÃO, O BOLO MAIS DELICIOSO DO MUNDO! RECEITA FÁCIL! Veja...
Panquecas americanas são perfeitas para um café da manhã especial. Aprenda a...
Estômago de mulher explode após ela exagerar na alimentação: Foi tudo muito...
Ingredientes: 2 latas de leite condensado 3 caixas de creme de leite...
Arrase com essa maravilhosa receita de Brownie com Sorvete! Hum
Tem calda de caramelo. Que tal?
Dica de pavê de chocolate com morango, "pacumê" muitoooo"!