Espinhas ou bolinhas no bumbum? Médica indica tratamento e produtos para esfoliar
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
É comum o aparecimento de “bolinhas vermelhas” na pele do bumbum, geralmente inflamadas e até mesmo doloridas. Segundo a dermatologista Roberta Bibas (RJ), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, nesta região, podemos apresentar dois tipos de lesões de pele: acne ou foliculite.
A segunda é muito mais comum e trata-se de uma inflamação do folículo piloso, que geralmente evolui para o quadro de pelo encravado. Como as nádegas não apresentam tantas glândulas sebáceas como outras partes do corpo (como face, tronco e peitoral), as espinhas são mais raras nesta região, mas também podem aparecer.
O entupimento dos ductos da glândula sebácea leva ao surgimento de espinhas
A acne é causada pelo aumento da produção de sebo, que “tampa” o ducto de saída da glândula sebácea e leva à inflamação.
Já a foliculite pode ser ocasionada por uma série de fatores externos. “Os mais comuns são atrito de roupas justas, ficar muito tempo sentado, que também causa atrito, e irritação causada por lâminas de barbear ou depilação com cera”, lista Dra. Roberta.
O uso excessivo de cremes na região das nádegas também pode desencadear erupções similares à acne, porém causadas pelo entupimento dos ductos de fora para dentro. “Geralmente, essas ‘bolinhas’ são causadas pelo uso de cremes antiestrias, que são mais gordurosos”, afirma a dermatologista.
É necessário consultar um dermatologista para descobrir a natureza do problema. “O tratamento é feito à base de ácidos e antibióticos tópicos, que precisam ser prescritos por um médico”, explica a especialista.
Os resultados podem ser acelerados se o paciente se submeter, concomitantemente, a procedimentos estéticos como peelings com propriedades secativas e reepitelizantes. Segundo Dra. Roberta, as lâmpadas de LED também podem auxiliar no combate à inflamação.
Usar roupas largas diminui o atrito entre a pele e a roupa, que é uma das causas de foliculites
Se você já apresentou o problema antes e sabe que tem tendência a desenvolvê-lo novamente, pode seguir os seguintes cuidados para evitar o surgimento de foliculites e espinhas no bumbum:
Dra. Roberta indica que a esfoliação seja feita uma vez ao dia, no banho. É importante não esfoliar a pele caso já exista inflamação, pois, além de machucar, você corre o risco de piorar o quadro.
Faça movimentos circulares suaves em todo o glúteo usando uma bucha vegetal e um sabonete cremoso ou um creme esfoliante. A dermatologista indica três: Scrub, da marca U.Sk, Pate Delice, da marca L’Occitane, e Óleo Esfoliante Andiroba, da marca Natura.
MEDIDAS IMPORTANTES:3 votos, média: 2 de 5
Já tem receita de brigadeirão? Essa dica é feita no microondas! Confira!
Uma deliciosa calda de morango. Aprenda a fazer!
Quer uma dica de janta rápida? Essa aqui demora só 10 minutinhos:...
Para quem gosta de queijo, esse caseiro fica muito bom, experimente e...
Suzy, um bonito Beagle, imediatamente que viu seus mestres fora de casa,...
Confira essa receita de pavê de bombom!!!
Se isso não é amor, o que mais pode ser!?
INGREDIENTES: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...