Esporão de calcâneo: sintomas e tratamento
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
O esporão de calcâneo surge devido ao crescimento excessivo e anormal de uma parte do osso do calcanhar, e pode ocorrer na parte de trás ou de baixo do pé. É uma condição que causa dor e incômodo no dia-a-dia, por isso vamos mostrar como identificar os sintomas e quais são as melhores opções de tratamento disponíveis.
Toda vez que damos um passo, nosso pé suporta sozinho todo o peso do corpo. Quando corremos, este peso fica ainda mais difícil de carregar. Essa carga é amortiçada pela almofada de gordura que temos sob o calcanhar e por um tendão sob a sola do pé.
Se alguém que não está acostumado a praticar exercícios físicos realiza atividades muito intensas, pode sobrecarregar o tendão. O mesmo ocorre com pessoas que se exercitam sem o alongamento e o aquecimento apropriados, mesmo que elas já sejam atletas.
A idade é outro fator importante, já que com os anos, a almofada de gordura localizada sob o calcanhar se desgasta naturalmente e tem menor eficácia na redução da carga. O sobrepeso e a obesidade também aumentam o risco de inflamação no tendão, já que o corpo tem que suportar um peso maior.
O esporão calcâneo é, portanto, resultado da sobrecarga prolongada que ocorre devido a estes e outros fatores secundários, sendo caracterizado por uma inflamação crônica nos tecidos conjuntivos.
Existem algumas recomendações simples que ajudam a reduzir o risco de formação do esporão de calcâneo:
O principal sintoma é a dor na região do calcanhar. Ela pode ser tanto uma dor aguda e repentina, como se fosse uma facada, quanto uma dor constante e intensa.
Ela geralmente passa quando estamos descansando, sentados ou deitados sem colocar os pés no chão. Nestas posições, os músculos da planta do pé se contraem na tentativa de proteger o nervo danificado, por isso não sentimos dor.
No entanto, quando levantamos e apoiamos novamente o peso do corpo sobre o pé, ela volta com uma intensidade quase insuportável. O pico de dor geralmente ocorre de manhã, logo após acordar, já que forçamos novamente o tendão após um longo período de descanso.
Outros sintomas são rigidez nos músculos do pé e das panturrilhas pela manhã e o aumento da dor quando andamos em superfícies totalmente planas. O esporão de calcâneo pode causar uma dor tão severa, que torna impossível fazer normalmente suas atividades diárias.
A grande maioria dos casos de esporão de calcâneo pode ser curada sem a necessidade de cirurgia. As recomendações que fizemos acima para prevenir a inflamação também servem para quem já está com dor, portanto alie-as aos seguintes tratamentos para melhores resultados.
Se a dor persistir mesmo após estas ações, existem outras alternativas que podem ser discutidas com um cirurgião ortopédico.
3 votos, média: 2.67 de 5
Que delicioso complemento para um almoço de domingo, concordam?
Unhas compridas e fortes é o desejo de toda mulher. Elas levantam...
A dica de hoje é quase mágica e vai te dar cachos...
Hummm... Olha só que maravilha, vamos fazer?
A Receita de Bolo de Limão com Chocolate é fácil de fazer,...
Especialistas em nutrição e fitness reuniram para a revista “Cosmopolitan” sete hábitos...
As vitaminas e os nutrientes são como um exército que combate doenças...
Todas as suas tentativas para fazer parar a queda de cabelo falharam? ...