Exercícios para evitar dores nos joelhos
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Você sabia que os incômodos e as dores nos joelhos podem aparecer a qualquer idade? Cada vez mais pessoas do mundo inteiro são afetadas por este problema e, embora a principal razão tenha haver com o estilo de vida sedentário, praticar esportes complexos ou o sobrepeso, também exercem uma influência significativa sobre ele.
Neste artigo, vamos ensinar alguns exercícios para evitar dores nos joelhos, já que com músculos mais fortes estará menos propenso a essas afecções.
As maiores articulações do corpo permitem andar, correr, saltar (entre muitos outros movimentos), e conforme o tempo passa, vão sendo desgastadas, entretanto, isso também pode ocorrer por conta de alguns hábitos cotidianos.
A dor nos joelhos é a causa de 35% da procura por consultas com o ortopedista. Quer saber o que causa esses problemas (cada vez mais graves) nesta área?
Embora já tenhamos dito muitas vezes que é preciso fazer exercícios para se manter saudável, o esforço que eles podem causar aos seus joelhos pode ser um dos motivos de estarem doloridos.
Os médicos esportistas destacam que o futebol e o esqui são as disciplinas que causam maiores efeitos secundários nessa região do corpo. O uso excessivo das articulações produzem resultados adversos.
No caso destes dois esportes, os ligamentos e os meniscos devem suportar uma pressão bastante forte, e por isso, acabam se tornando mais suscetíveis a sofrer uma lesão.
Um dos objetivos dos joelhos é sustentar o nosso corpo. O excesso de peso pode dificultar sua ação e provocar dores, que por sua vez, se tornam cada vez mais agudas. Por essa razão, as pessoas com sobrepeso costumam sofrer muitos problemas nos meniscos, dificultando ficar de pé.
A maneira em que os pés impactam no chão reflete nos joelhos. Não somente no momento de praticar algum exercício, mas também ao caminhar. Quando praticamos esportes, devemos utilizar um calçado apropriado.
Além disso, o uso de salto alto obriga a realizar passos mais curtos e com os joelhos semi-flexionados. Isso prejudica as articulações. Se uma mulher permanece muitas horas seguidas com eles, pode vir a sofrer de artrose com o passar dos anos.
Na verdade, não devem ser chamados de “maus”, e sim de “pouco pensados”. Subir e descer as escadas, levantar e sentar em uma cadeira, caminhar em superfícies irregulares, andar de bicicleta… Tudo isso, ao mesmo tempo, pode ser bom e ruim para os joelhos. Dependerá de como sejam realizados os movimentos.
Com a idade, as articulações vão se tornando mais frágeis e acabam desgastando. Se os joelhos não receberem os devidos cuidados, provavelmente, quando chegar aos 60 ou 65 anos, a dor nessa região se tornará insuportável ou acabará limitando a execução de muitas tarefas.
A artrose nessa região do corpo é muito frequente conforme o tecido que recobre a articulação torna-se cada vez mais fino.
Uma das maneiras mais efetivas de reduzir a dor nas articulações é com a prática de exercícios leves e moderados. O objetivo dessa rotina é promover mais flexibilidade e força. Com os seguintes métodos você poderá aliviar ou evitar o problema:
Deite-se de costas na cama e levante as pernas. Elas devem estar o mais retas possíveis e com os joelhos sem flexionar. Mantenha assim o máximo de tempo que conseguir.
Além de ajudar a reduzir a dor, é uma técnica efetiva para problemas de circulação sanguínea ou pernas cansadas.
Logo quando você dominar o exercício, deverá tentar realizá-lo em um nível mais complicado. Como? Adicionando peso. Se você não possuir discos ou halteres em casa, não importa, poderá utilizar qualquer coisa que tiver a mão.
Alguns personal trainers chamam este exercício de “bicicleta fixa”. Embora o objetivo principal seja obter abdominais invejáveis, neste caso em particular, será utilizado para fortalecer os joelhos.
Simplesmente apoie as costas no chão, coloque as mãos na nuca e flexione uma perna até o peito (ou até o máximo que conseguir). A outra perna deverá ficar esticada, entretanto, sem que toque no solo.
Mantenha a posição por alguns segundos e altere a posição das pernas. Repita este movimento 10 vezes.
Este exercício é muito similar ao anterior, entretanto, mais leve. Coloque-se com as costas na cama e estique bem as pernas. Levante um pouco o tronco, apoiando os cotovelos e os antebraços. Flexione o joelho direito e pise firmemente.
Eleve a perna o máximo que conseguir e volte à posição inicial. Repita esse movimento 10 vezes antes de mudar de joelho.
Uma variação desta técnica é realizada com as pernas para o ar. Para isso, apoie as coxas o mais próximo possível da borda da cama. Em vez de levantar o joelho para cima, faça-o para baixo. A outra perna deve ficar mais reta possível.
É preciso reforçar os músculos posteriores dos joelhos e das pernas. Para isso, esse exercício será realizado em posição de barriga para baixo, com os braços ao lado do corpo.
Levante a perna direita o mais alto que conseguir e deixe-a nessa posição por alguns segundos. O ideal é que a outra perna não toque o chão. Volte à posição inicial. Repita esse exercício 10 vezes e mude o lado.
Coloque-se em frente de uma parede ou cadeira para se equilibrar. Levante uma das pernas para trás e flexione-a até que o calcanhar toque a coxa. Com a mão exerça certa pressão (com cuidado para não doer).
Permaneça nessa posição por alguns segundos e depois mude de perna.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Todos nós já ouvimos dizer que beber um copo de vinho por...
Todos vão amar essa receita, perfeito para um lanche da tarde, experimente!
Esse não é um pudim qualquer. Você precisa provar essa versão que...
INGREDIENTES Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Ingredientes: 2 latas de leite condensado 1/2 xícara (chá) de creme de...
Fubá + Leite de Coco + Leite Condensado. Essa combinação não poderia...
Muito gostosa essa bebida gelada de chocolate, experimente!
Olha que delícia, Merengue de maçã!! Humm...