Fígado inflamado? Sintomas e dieta adequada
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Um fígado inflamado é resultado de uma reação que ocorre quando suas células são atacadas por substâncias ou micróbios causadores de doenças. Por se tratar de um órgão vital que desempenha várias funções fundamentais para a saúde, devemos ficar muito atentos para identificar uma potencial inflamação e tratá-la o antes possível.
Estes são os principais sintomas associados ao fígado inflamado, por isso, se estiver sentindo algum deles, consulte um médico para obter um diagnóstico e, se for o caso, iniciar o tratamento para combater a inflamação
Esta condição ocorre quando a pele e a parte branca dos olhos adquirem uma coloração amarelada devido ao acúmulo de bilirrubina (um pigmento da bile) no sangue. A inflamação no fígado impede que ele elimine esta substância normalmente, portanto seu acúmulo é indicativo da doença.
A icterícia pode causar também coceira no corpo todo, e em casos extremamente severos a perda de algumas funções cerebrais.
Para reconhecer uma inflamação no fígado, a dor deve ser sentida na parte superior direita do abdômen. A dor e o desconforto podem ou não estar acompanhados de inchaço na região.
Os pacientes costumam sentir uma dor latejante e persistente, ou dores agudas e intensas. Nos dois casos, elas são aliviadas temporariamente com a ajuda de medicamentos, mas voltam quando o efeito acaba.
A coloração da urina muda para um amarelo mais escuro e intenso, devido ao acúmulo de bilirrubina que o fígado não está conseguindo eliminar.
A inflamação no fígado pode influenciar negativamente o processo digestivo, causando prisão de ventre, sintomas da síndrome do intestino irritável ou mudança na característica das fezes, que podem se tornar mais claras e conter um pouco de sangue.
Devido a mudanças no metabolismo, na digestão e na capacidade do fígado de eliminar toxinas, a inflamação no fígado pode causar uma sensação persistente de enjoo e náusea.
Podem inclusive ocorrer ataques constantes e inexplicáveis de vômito, um forte indicador de doença no fígado, se não estiver acompanhado de problemas no estômago ou no trato intestinal.
A inflamação no fígado também pode causar retenção de líquidos nas pernas, tornozelos e pés. Isso ocorre, pois esta condição, em alguns casos, é acompanhada por problemas circulatórios, que fazem com que o líquido se acumule e não seja eliminado corretamente.
A região das pernas e pés é mais afetada simplesmente por causa da gravidade, mas alguns pacientes podem experimentar retenção também no abdômen.
Uma dieta apropriada é fundamental para tratar a inflamação e manter o fígado sempre saudável. Siga estas dicas de alimentação para prevenir doenças neste órgão tão importante para o nosso corpo.
votos, média: de 5
Temos formiguinhas de plantão?
É possível que você tenha se surpreendido com o enunciado deste artigo....
HO HO HO! Esse Peru fará com que sua ceia de Natal...
Ingredientes: 1 caixinha de leite condensado 2 potes de iogurte natural sem...
Olha só que delícia de receita: Mandioquinha com presunto. Humm...
Manter um relacionamento amoroso estável, saudável e feliz é algo que todos nós almejamos....
Batata combina com tudo! Aprenda como fazer uma deliciosa receita de batata...
As famosas sempre parecem ter um segredinho para manter a boa forma,...