Mandioca para emagrecer
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, dependendo da região do Brasil, é um alimento pobre em proteínas e rico em carboidratos. Este tubérculo começou a ser cultivado pelos povos indígenas brasileiros e foi levado para a África pelos portugueses.
A mandioca possui cerca de 125 calorias para cada 100 gramas. Com essa quantidade de calorias e por ser rica em carboidratos, pode parecer contraditório afirmar que o tubérculo auxilia no processo de emagrecimento. Mas, é verdade! Confira a seguir as propriedades e os benefícios da mandioca e entenda o porquê desta raiz auxiliar na perda de peso.
A vantagem da mandioca é o fato de ela ser rica em fibras, fazendo com que os carboidratos se transformem em energia aos poucos, sendo um alimento de baixo índice glicêmico, o que quer dizer que a mandioca fornece energia sem gerar picos de insulina, o hormônio responsável por acumular gordura no corpo. As fibras presentes na mandioca dão a sensação de saciedade e ajudam a regular o intestino, diminuindo bastante o inchaço abdominal.
A mandioca aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor que age nas áreas do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar. Com a serotonina em níveis elevados, a resistência aos efeitos negativos do estresse é maior.
Este tubérculo ainda contém razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, principalmente niacina, que promove o crescimento e auxilia contra o envelhecimento precoce da pele. Os sais minerais presentes na mandioca, como o cálcio, fósforo e ferro, participam na formação dos ossos, dentes e sangue.
Além de todos os benefícios anteriormente citados, a descoberta mais recente indica que algumas variedades da mandioca, como a dourada e a gema de ovo, são excelentes fontes de betacaroteno e licopeno, antioxidantes capazes de combater os radicais livres, que envelhecem e facilitam o aparecimento de doenças, inclusive o câncer.
Para quem quer emagrecer, o ideal é consumir a mandioca no lugar de outro alimento do mesmo grupo, como o arroz, pão, macarrão e batata. O modo de preparar o alimento também faz diferença, sendo preferível cozinhar a raiz e servir com um fio de azeite.
Dependendo da dieta, da necessidade calórica e da prática de exercícios, a quantidade de ingestão deste alimento pode variar muito, mas para quem necessita de uma porção de carboidratos no almoço e outra no jantar, o indicado por especialistas são 6 colheres de sopa ao dia.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Nada mais gostoso do que saborear este delicioso bolo de damasco com...
Churros, churros, olha o churros! Você só precisa de meia hora pra...
Muito além da limpeza das orelhas, o cotonete pode ser uma mão...
Muito fácil de fazer!
A beterraba é considerada um vegetal medicinal há milhares de anos. Veja...
.Ingredientes 200gr de bacalhau cozido e desfiado 280gr de batata cozida (aproximadamente...
Guloseimas doces, frituras e outros pratos calóricos sempre parecem tentadores e, quando se está...