Mineira emagrece 25 kg em 1 ano após ouvir de amigas que estava gorda no biquíni
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Em janeiro de 2012, a mineira Lyvia Mendes estava na praia com um grupo de amigas quando, acidentalmente, as ouviu comentando que ela estava gorda. “Procurei não enxergar como falsidade ou maldade, e sim como um alerta de que estava na hora de mudar”, conta a moradora da cidade de Passos. Um ano depois, ela voltou à mesma praia com 25 kg a menos. Lyvia diz ter adotado o estilo de vida saudável “para sempre” e é inspiração para os mais de 400 mil seguidores que tem no Instagram. Aos 28 anos, ela é casada e está grávida de cinco meses de seu primeiro filho.
Lyvia conta que nunca enfrentou problemas com o peso na infância e na adolescência, mas que as coisas começaram a mudar quando ela saiu da casa da família, aos 18 anos, para cursar faculdade de Propaganda e Marketing em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. “Na casa dos meus pais, minha alimentação era muito boa. Mas, na universidade, passei a comer muito mal. Por exemplo, costumava substituir várias refeições do dia por salgados, como coxinha, enrolado de presunto e queijo, acompanhados de refrigerante. E comia muito doce também, além de não fazer nenhum exercício físico”, conta a mineira.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Lyvia chegou a pesar 80 kg: uma combinação de trauma na família e maus hábitos
O resultado dos maus hábitos alimentares foram 10 kg a mais, ao longo dos quatro anos de faculdade. Mas, segundo Lyvia, o fator que realmente desencadeou o ganho de peso foi um trauma na família: em 2010, a irmã da mineira morreu em um acidente de carro, que também foi fatal para o namorado da irmã e para um tio de Lyvia. A partir daí, ela passou a descontar toda a tristeza na comida, e engordou 20 kg em um ano, chegando aos 80 kg: peso máximo que ela alcançou, quando o episódio com as amigas na praia aconteceu.
Como sempre tinha sido magra até então, Lyvia diz que sentiu preconceito por estar acima do peso vindo principalmente das pessoas mais próximas, que falavam muito sobre o corpo dela. Outra coisa que a incomodava bastante era a dificuldade em se vestir, já que até as roupas tamanho GG estavam ficando pequenas.
Porém, o fato de ter ouvido a conversa das amigas na praia comentando sobre o quanto Lyvia estava gordinha foi o que realmente determinou a mudança. “Eu ouvi sem querer, e elas não perceberam que eu tinha escutado. Eu também fingi que nada tinha acontecido. Naquele momento, prometi para mim mesma que ia emagrecer. Pensei: ‘vou voltar aqui, daqui um ano, 10 kg mais magra’”, conta ela, que até então, não tinha percebido o tamanho da infelicidade com a forma física que ela estava na época.
Com reeducação alimentar e dieta, ela voltou à mesma praia depois de um ano e, conforme prometido, estava não só 10 kg mais magra, e sim com 25 kg a menos, pesando 55 kg no total.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Com reeducação alimentar, exercícios físicos e muita disciplina, a mineira mudou o corpo em um ano
Uma dica de Lyvia para não desanimar na dieta foi não contar para ninguém que estava com esse projeto de emagrecimento. “Eu sofri com o efeito sanfona, já havia tentado dietas que não davam certo, e as pessoas acabam cobrando, não tem jeito. Isso gera um stress e uma ansiedade que te prejudicam no seu objetivo”, aconselha a mineira, que só revelou “o que ela estava fazendo” um ano depois, quando já havia atingido seu objetivo. Na soma final, ela perdeu 26 kg em 14 meses. A única cirurgia plástica feita foi mamoplastia com colocação de próteses de silicone, em dezembro de 2014.
Segundo Lyvia, não existe milagre: para perder peso, ela precisou mudar os hábitos, mas sempre mantendo o equilíbrio e sem ser radical. De completamente sedentária, a blogueira passou a frequentar a academia e incluiu de vez os exercícios físicos em sua rotina. Além disso, a reeducação alimentar foi fundamental para que ela perdesse peso. O interesse pelo assunto foi tamanho que ela decidiu cursar faculdade de nutrição – está no 4º período.
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Lyvia mudou sua alimentação e passou a priorizar alimentos naturais
Para a mineira, o que fez diferença foi mudar a qualidade e a quantidade do que ela comia. “Excluí quase que totalmente produtos industrializados, reduzi o consumo de sal e introduzi frutas, verduras e legumes todos os dias. Como pequenas porções de três em três horas e procuro evitar refrigerante e doce durante a semana”, recomenda.
A retirada da bebida alcóolica do cardápio foi outra coisa que, segundo Lyvia, impactou bastante na busca pelos resultados. “Eu fui diminuindo aos poucos. Eu fazia dieta durante a semana e bebia no fim de semana. Percebia que muito do meu esforço era perdido”, explica.
Em todas as refeições de Lyvia, estão presentes proteína, carboidrato e lipídio, e ela procura incluir a maior variedade possível de alimentos dentro desse espectro. Arroz e macarrão integrais, batata-doce, mandioquinha, ovos e carnes magras não saem do cardápio da blogueira, que não vive sem suas “marmitinhas” e sua verdadeira queridinha: a tapioca.
Lyvia tem um blog, o Dieta Eterna, que ela criou para tentar inspirar pessoas que buscam perder peso e adotar um estilo de vida mais saudável – sem desistir no meio do caminho. Ela compartilha suas dicas – agora, também de maternidade – em suas contas do Instagram e do Facebook.
MEDIDAS IMPORTANTES:1 votos, média: 5 de 5
Cebolitos feito em casa? Isso mesmo!
É feito rapidinho. Confira, anote e prove essa delícia!
Já fez empadão integral? A nossa receita leva frango como recheio e...
Um dos diuréticos naturais mais recomendados é a castanha da índia, cujos...
Receita deliciosa de Bolo de mandioca de liquidificador, super simples!!
No almoço ou no jantar, Strogonoff de frango com requeijão é uma...
3 dicas imperdíveis com limão, que provavelmente você não sabia!
Ingredientes: 10 gramas de fermento biológico seco (1 pacotinho) 1 xícara (de...