Os netos são a luz e as alegrias de seus avós
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Os netos são essas novas gerações que dão muita luz e esperança a cada um dos membros da família. No caso dos avós, este vínculo é especial e enriquecedor para ambas as partes.
É preciso ressaltar algo importante: hoje em dia chamamos de “avós” às pessoas que, na realidade, levam uma vida muito ativa, são independentes e seus corações seguem sendo jovens.
São pessoas que aproveitam o seu dia a dia e que acolhem seus netos de uma forma diferente de como fazem os pais.
Muitos estudos são realizados para analisar se os avós têm também a “responsabilidade” de educar. Embora seja verdade que em uma sociedade todos somos educadores, o papel dos avós em uma família tem aspectos muito interessantes que gostaríamos de ressaltar.
Convidamos vocês a refletir sobre este tema.
A responsabilidade de educar, de definir normas e de decidir “o que é permitido ou não” são tarefas dos pais. Contudo, tratando-se dos avós, existem algumas particularidades que vale a pena salientar:
Eles preferem desfrutar de seus netos e construir um legado emocional.
Tudo isso constrói um bem-estar psicológico adequado onde ambas as partes ganham.
É preciso esclarecer também que nem todos os avós são iguais e nem sempre se constroem laços tão intensos. Costuma-se dizer que uma pessoa envelhece da maneira que ela viveu, e se não assumimos determinadas coisas é possível que cheguemos à idade madura com certas frustrações e negatividades.
É papel dos pais avaliarem o quão frequente deve ser o contato com os avós, e se essa relação é enriquecedora ou não. Ainda que, geralmente, seja um dos vínculos mais maravilhosos que existe.
O apoio dos avós no dia a dia é uma ajuda e um pequeno alívio para os pais.
Essa responsabilidade dos avós não é algo novo: as tarefas de cuidado e atenção das crianças são compartilhadas há muitas gerações.
O legado que os avós constroem não enriquece apenas aos netos; os pais também enxergam novas dimensões de seus progenitores que talvez ainda não conheciam, e que, de algum modo, os fazem renovar o vínculo.
Também é o dom de saber transmitir valores, lembranças do passado, recordações familiares de outras gerações que, por sua vez, vão ajudar a criança a compreender muito melhor o mundo e a si mesmo: cria raízes.
Assim, verá o passar do tempo sem medo, mas sim com tranquilidade.
Ao mesmo tempo em que o contexto atual é diferente, a essência é a mesma: crianças que querem independência, crianças que procuram atenção, que têm ataques de raiva, que erram.
Sem dúvida, em tudo isso os avós podem ajudar com bons conselhos e sem interferir.
Os netos dão luz e alegrias a seus avós; isso é algo que sempre aconteceu. Nessa fase da maturidade adulta onde as pessoas enfrentam com entusiasmo e energia estes momentos vitais, as crianças sempre ajudam a renovar “responsabilidades” e a enfrentar a vida com a esperança.
Hoje em dia os avós não querem ser pais. O que desejam é apenas aproveitar as emoções mais intensas e mais enriquecedoras, mas de uma forma que não se gere pressão ou obrigação.
Com isso queremos dizer que como filhos que ainda somos, devemos respeitar também a independência dos avós e o seu direito de dispor “do seu tempo”.
MEDIDAS IMPORTANTES:1 votos, média: 5 de 5
Fica pronta em 30 minutinhos. Bora aprender? Curte e clica!
Pudim delicia, confira!! Humm...
Para adoçar seu dia!
Humm... Olha só que delícia gente!!
Ingredientes: 3 ovos inteiros 3/4 de xícara de chá de leite 1...
Modo de Preparo: No liquidificador, coloque 1 xícara (chá) de suco de...
Quem tem roupa branca sabe que ela vai ficando amarelada devido ao...
Marque aquele seu amigo maromba nos comentários. Ele vai curtir!