Pimentão, uma grande fonte de vitaminas
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
O pimentão é um dos vegetais mais consumidos, do qual se conhecem mais de 150 variedades distintas, ainda que possam ser divididas em dois grandes grupos, picantes e doces.
São ricos em fibra, vitaminas, hidratos de carbono e antioxidantes, sobretudo vitamina C, chegando a ter o dobro da quantidade encontrada nas laranjas ou em morangos.
Um componente característico é a capsaicina, mais abundante nas variedades picantes, que tem ação antibiótica, analgésica e estimulante da mucosa gástrica e da vesícula biliar.
– Vitamina C: tem numerosas propriedades e participa em inúmeros processos biológicos, mas se devemos destacar alguma propriedade, sem dúvida é sua potente ação antioxidante, estimulante do sistema imune, cicatrizante e protetora frente à doenças cardiovasculares.
– Carotenoides: sua ação antioxidante se soma à vitamina C.
– Vitamina A: é de extrema importância no crescimento e mantimento da estrutura óssea, e têm um papel determinante na função reprodutiva masculina e feminina e no desenvolvimento correto da gravidez.
– Folatos: são necessários na formação de anticorpos, glóbulos brancos e hemácias e na síntese de material genético. Além disso, é conhecida sua necessidade durante a gravidez e a infância.
– Também contém vitamina E e outras vitaminas do grupo B, como B1, B2, B3 e B6.
Além de sua riqueza em vitaminas, o pimentão contém muita fibra e água que, junto com suas baixas calorias fazem com que seu consumo possa ser abundante se seguimos uma dieta hipocalórica, e mais, é recomendado porque a fibra exerce efeito de saciedade e laxante. Do mesmo modo, ajuda a controlar a prisão de ventre.
Quanto a sua composição mineral, o pimentão contém potássio, o que lhe confere ação diurética, além de magnésio, fósforo e cálcio, ainda que em menor proporção.
Seu consumo é recomendado em situações de déficit ou necessidade de quantidades extra de ferro, como em casos de anemia, após acidentes ou cirurgias, em gravidez e menstruações.
Por fim, vale ressaltar que aquelas pessoas que tenham o estômago mais sensível, deverão consumir com mais precaução as variedades picantes, pois essa pode irritar a mucosa gástrica. Porém, os pimentões doces neutralizam a acidez gástrica.
Por todos os componentes e propriedades já descritos e presentes no pimentão, todas as suas variedades são eficazes nas seguintes situações:
– Inflamações;
– Indigestões;
– Em casos de má circulação sanguínea;
– É indicado em casos de disenterias, problemas digestivos e coágulos sanguíneos, para abrir o apetite e por fim;
– Riquíssimo em vitamina C.
Imagens oferecidas por: Nikon Nutter 2009, @Doug88888 e Fidgetromeo.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
MODO DE PREPARO Misture todos os ingredientes, menos a farinha. Acrescente a...
Que tal um drink gostoso? Veja essa receitinha de pina colada e...
Pudim e brigadeiro, só pode dar certo!! Uma receita impossível de resistir,...
As bananas são uma das frutas mais consumidas no mundo desde o...
Para deixar a sua noite ainda mais saborosa!
. Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Versão doce de estrogonofe leva bombons e fica delicinha! Vem conferir a...