Pontos-chave para detectar a fibromialgia
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A fibromialgia é uma doença extremamente difícil de ser identificada, pois apresenta sintomas que se assemelham aos de outras condições e sem um exame que possa detectá-la facilmente, até os médicos costumam ter dificuldade em fazer um diagnóstico preciso.
O tratamento da fibromialgia avançou muito nos últimos anos, e o prognóstico para os pacientes é cada vez melhor. O desafio realmente é diagnosticar a doença, portanto é importante estar informado e entender os principais sintomas para consultar um médico caso você ou alguém que você conhece os estiverem padecendo.
A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por múltiplos sintomas que geralmente aparecem juntos, incluindo dor generalizada no corpo e também localizada em alguns pontos específicos, diminuição da resistência à dor, fadiga, ansiedade e depressão.
Os sintomas parecem estar relacionados à mudanças na forma em como o cérebro e a medula espinhal processam sinais de dor. A maioria dos pacientes são mulheres entre 25 e 60 anos. As mulheres têm 10 vezes mais chances de desenvolver a doença do que os homens.
A fibromialgia não pode ser detectada através de exames de sangue ou raios-X, portanto o diagnóstico é baseado somente no exame médico e no relato do paciente.
Muitas pessoas com fibromialgia acabam sendo diagnosticadas erroneamente com outras doenças como síndrome da fadiga crônica, artrite e até depressão. Por esse motivo, é fundamental redobrar a atenção nos sintomas específicos associados a ela.
Existem vários sintomas não relacionados e bem diferentes entre si que são característicos de pacientes com fibromialgia:
“Dor generalizada” é um conceito amplo, por isso foram definidos 18 pontos de dor (9 pares) espalhados pelo corpo que estão associados com a fibromialgia. Pessoas que padecem a doença costumam sentir dor quando eles são pressionados, e este é um dos testes feitos pelos médicos na tentativa de detectar a doença.
Estima-se que os pacientes com fibromialgia sentem dor em pelo menos 11 dos 18 pontos, portanto, fique atento se notar sensibilidade extrema ou dores em muitos destes lugares:
Se você ou alguém que você conhece sofre de dores nestes lugares e apresenta também os outros sintomas que mencionamos, como cansaço constante, distúrbios do sono e sentimentos de ansiedade e depressão, consulte um médico para descartar que seja um caso de fibromialgia.
O tratamento inclui medicamentos paliativos, antidepressivos e terapia, porém as mudanças no estilo de vida também podem contribuir muito para a melhora.
Reduzir o estresse, fazer exercícios físicos regularmente, uma alimentação saudável e dormir bem são hábitos extremamente importantes para reduzir os sintomas. Aposte nestas ações simples que, combinadas com a medicação correta, certamente irão contribuir para uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e disposição.
MEDIDAS IMPORTANTES:1 votos, média: 5 de 5
A fominha já chegou? Então bora fazer uma receita prática e super...
Mais uma dica de receitinha mexicana para o seu livro! Aprenda a...
Torta com geleia de jabuticaba para adoçar a sua tarde!
Pode chamar de torta ou pizza de sardinha, você escolhe. O fato...
Conforme um colchão vai acumulando anos de uso, os ácaros aproveitam e...
Ingredientes: 4 peças de bisteca suína 3 dentes de alho picadinhos suco...
Já sabe fazer creme de milho? É bem fácil. Espia só!!
Para você lamber a colher!