Queda de cabelo: causas e soluções
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A queda de cabelo é uma questão que preocupa tanto a homens quanto a mulheres. Ela envolve desde a perda leve do cabelo até a calvície.
O termo “xampu anti queda” não deixa de ser uma reivindicação comercial. Não tem nenhum efeito demonstrado sobre a perda de cabelo, as marcas brincam com os sentimentos das pessoas que sofrem deste problema.
Se nada funcionou para tratar a queda de cabelo, às vezes aceitar que ele cai e não nos preocuparmos tanto com o fato, faz com que nossa condição melhore, já que nós a causamos ou pioramos devido ao estresse da situação.
Uma alimentação inadequada ou deficiente pode nos levar a perder mais de 100 fios por dia.
A queda de cabelo pode ter várias causas; estresse físico, uma doença prolongada, uma cirurgia importante, uma infecção séria, uma mudança hormonal, efeitos secundários dos medicamentos, uma doença médica como o lúpus, a sífilis, uma doença na tireoide, um problema nutricional sério, alopecia areata, traumática, etc.
Inclusive algumas pessoas têm um transtorno psiquiátrico pouco comum (tricotilomania) no qual arrancam o cabelo ou o torcem compulsivamente, causando focos de calvície. Também existe a calvície por padrões hereditários ou alopecia androgênica.
A causa para a queda de cabelo será diagnosticada com base na história clínica do paciente, os medicamentos que toma, o estado de nutrição, os hábitos para com o cabelo e um exame físico.
Se seu médico suspeitar de uma infecção por fungos no couro cabeludo, ele pegará uma amostra de cabelo para um exame laboratorial.
Se ele suspeitar de uma doença ou um problema na tireoide, deficiência de ferro ou desequilíbrio hormonal, provavelmente indicará de exames de sangue.
Em caso de alopecia androgênica, ou seja, calvície comum, os únicos tratamentos com eficácia demonstrada para frear a perda são: o minoxidil 5% (loção) e a finasterida (tratamento oral), ainda que o segundo seja desaconselhável para as mulheres e seu uso for permanente.
Outra opção para recuperar o cabelo é o transplante capilar. A técnica consiste em extrair cabelo da parte posterior da cabeça e injetar nas áreas vazias. Mas, nem todos são candidatos, pois é preciso que exista cabelo suficiente na região doadora para cobrir a área escassa e o cabelo demora a crescer entre oito meses e um ano.
O normal é que caiam entre 40 e 100 pelos por dia. Se você adotar uma dieta equilibrada e se o seu cabelo cair acima dessas quantidades, faça um exame de sangue e visite seu dermatologista.
Imagem oferecida por Helga
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 lata de leite condensado, 2...
Novo suco "redutor de medidas" ajuda perder peso e barriga, e combater...
Ingredientes 300g de farinha de trigo 120g de açúcar refinado 250g de...
INGREDIENTES Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...
Dando uma leve incrementada no arroz
Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil do...
Os bancos dos automóveis, geralmente, ficam sujos muito rápido, pois há uma...