Seis coisas úteis e inusitadas que você pode fazer com um ferro de passar
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Utensílio pode ajudar a tirar manchas, arrumar pequenas rachaduras de pisos e móveis de madeira e até cozinhar
É plano, irradia uma boa quantidade de calor e é portátil. O bom e velho ferro de passar pode ter utilidades que vão muito além de tornar uma camisa mais apresentável.
A BBC Mundo consultou sites de “faça você mesmo” para verificar alguns dos usos alternativos desta ferramenta que todo mundo tem em casa (mas nem todos usam).
Veja abaixo algumas dicas inusitadas para aproveitar melhor o ferro de passar
1. Consertar pequenas rachaduras em móveis e pisos de madeira
Coloque uma toalha de papel úmida sobre a rachadura e passe o ferro quente com movimentos circulares lentos durante alguns minutos. Levante o papel e verifique o efeito. Repita a operação até ficar satisfeito (a) com o resultado.
E você também pode usar o ferro para fazer pequenos reparos em certos tipos pisos laminados. Se alguma ponta do revestimento do piso se levantar com o tempo e o desgaste, você pode aplicar um pouco de cola entre esta ponta e a superfície, cobrir com um papel e passar o ferro em temperatura média, segundo o site WonderHowTo.
2. Retirar a cera derretida da mesa (ou da toalha de mesa)
Deixe a cera secar totalmente. Raspe o máximo que puder sem danificar o móvel ou a toalha. Em seguida, coloque uma toalha de papel e use o ferro de passar suavemente, com muito cuidado: com temperatura baixa sempre verificando se a cera está saindo. Ela deverá grudar no papel.
3. Tirar marcas de calor deixadas por xícaras nos móveis
Se você cometeu o erro clássico de colocar a xícara quente em cima da mesa de madeira, provavelmente vai ver uma mancha indesejável de calor quando levantar a xícara. E o ferro de passar pode ajudar a acabar com o problema.
Use um pano fino e coloque o ferro em temperatura média, com vapor. Aplique uma pressão suave por poucos segundos e verifique o resultado. Repita se for necessário.
4. Fazer um sanduíche com o ferro de passar
Esta parece ser uma dica de algum estudante que mora em república. Mas pode servir para todos que queiram um lanche barato. Embrulhe o sanduíche em papel alumínio e o coloque em uma superfície apropriada (como uma tábua de passar). Passe o sanduíche embrulhado em papel alumínio por um período entre cinco e dez minutos. Vire o sanduíche e repita.
O site WonderHowTo recomenda usar esta mesma técnica para assar bacon. Mas é preciso ter cuidado e dobrar muito bem as pontas do papel alumínio para evitar um desastre de gordura na mesa de passar roupa.
Além do mais o site também afirma que é possível até fazer uma “panela improvisada” para fritar ovos, dobrando o papel alumínio e colocando sobre o ferro colocado na horizontal – se o modelo permitir.
5. Tirar o papel de parede
Para fazer isto, podem ser necessárias mais técnica e paciência. O site Ehow sugere usar o ferro de passar na função vapor, de dez a 15 segundos, diretamente sobre o papel que já deve estar perfurado, desde a área superior até a área onde você quer trabalhar.
O vapor deve contribuir amolecer a cola do papel de parede, o que facilita sua retirada com a ajuda de uma espátula.
6. Plastificar documentos
Para isso você precisará de um envelope de plástico como os usados em lojas para plastificar documentos. Coloque o documento no envelope e cubra-o com um pano.
Segundo o site Household Hacker, você deve colocar o ferro de passar em temperatura alta e aplique pressão forte sobre o pano. Mova o ferro de um lado para outro, vire o documento e repita o procedimento.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
A Friboi recomenda este Filé Mignon com Erva Doce pra lá de...
Você até pode pagar uma fortuna em cremes comercializados, desde que não...
Para o dia ficar ainda melhor, pizza enrolada é a pedida para...
vejam esses sinais que evidenciam que um marido não ama mais sua...
Nunca pensei que isso pudesse dar certo!
Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes do patê em uma vasilha...
Simplesmente maravilhoso!
Após passar anos restrita apenas em pratos regionais, a tapioca se tornou...