Sentimentos de culpa e mau humor constante (depressão encoberta)
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Em ocasiões, dentro de nós surge subitamente uma voz que os enche de sentimentos de culpa, que nos indica que fazemos tudo errado, que nada vale a pena e que, por mais que nos esforcemos, nada vai sair bem.
Por sua vez, um fato muito habitual nos pacientes afetados pelo que se conhece como “distimia” é mostrarem um mal-estar e um mau humor crônicos, onde perde-se o interesse por quase tudo, e por sua vez, qualquer coisa os faz reagir com preguiça e mau humor.
Todos eles são sintomas de um tipo de depressão que, no começo, pode ser leve ou moderada. Porém, caso não seja tratada e enfrentada, pode-se transformar em um problema grave.
Conheçamos melhor estes dois sintomas tão comuns.
Dependendo de como afetem nossas vidas e do controle que tenhamos sobre os sentimentos de culpa e mau humor, poderemos falar de uma possível depressão ou, simplesmente, de um período ruim.
Quando algo em casa suja e não o limpamos, ou arrumamos rápido, em um instante, aparece um sentimento de culpa. Quando comemos um pouco a mais do que o devido ou quando mantemos uma conversa com alguém que mais tarde nos arrependemos, nos sentimos mal e novamente ela surge: a culpa.
Quando nos olhamos no espelho, em ocasiões, só vemos a alguém fracassado.
Todo este conjunto de sentimentos, emoções negativas vividas ao longo de cada dia e durante vários meses, são sinais inequívocos de que alto está errado conosco.
Ninguém pode viver com a sombra da culpa ameaçando como uma faca, de forma constante, de forma persistente.
Não só nos disse Freud em seu momento “o sentimento exagerado de culpa e a autoculpa são a chave para entender a depressão”. Através de ressonâncias magnéticas foi possível descobrir o que esta emoção gera em nosso cérebro.
O estudo sobre como o sentimento de culpa afeta nosso cérebro foi publicado na revista General Psychiatry e nos revela o seguinte:
Estamos diante de uma realidade que pode ser vista claramente em nosso cérebro.
Segundo os especialistas, se não for tratado pode gerar inclusive certa agressividade, uma queda notável da autoestima e no pior dos casos, a sensação de que tudo escapa de nosso controle e de que a vida não vale a pena.
É algo muito grave.
O mau humor e a sensação de que nossa realidade perdeu o brilho original é um sintoma característico do que se conhece como distimia.
O mais complexo nesse tipo de depressão é que podemos passar dois anos sendo mais ou menos funcionais. Ou seja, vamos trabalhar, levamos a casa e a família adiante mas fazemos tudo com falta de vontade e com a sensação clara de que não somos felizes.
Que cada dia é ainda mais trabalhoso nos levantarmos…
Quando essa sombra e essa sensação aparecem, é importante pedir ajuda e, antes de tudo, ser consciente de que algo não está bem e precisa ser resolvido.
Para superar uma depressão precisamos de um tratamento médico, terapia, força de vontade e o apoio de quem amamos.
Cabe dizer, além disso, que cada um de nós deve encontrar aquela estratégia que nos ajude mais, porque cada pessoa é única e não há duas depressões iguais.
Porém, nunca é demais aplicar essas simples recomendações no dia a dia.
Lute para que esse sonho se transforme em realidade.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Ingredientes: Para a massa: 4 ovos 2 colheres (sopa) de margarina 2...
Anota aí mulherada, essa receitinha de suco anticelulite que leva couve, abacaxi...
Há um ano e meio, Katherine Martinko, colunista do site Tree Hugger, decidiu parar de usar...
Essa delícia de pavê tem uma combinação maravilhosa de ingredientes!
Maravilhoso, aprenda já a fazer!!
Modo de Preparo: Separe 3 biscoitos e coloque os demais no liquidificador...
Para eliminar os parasitas intestinais devemos priorizar o consumo de alho, sementes...
Pavê de bombom fica cremoso e crocante, tem coisa melhor? Delícia!