Somos responsáveis pelo que dizemos, não pelo que os outros entendem
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A comunicação não é um processo especialmente simples. O que dizemos, às vezes, é mal interpretado, e isso ocorre porque muitas vezes nosso interlocutor tem sua própria visão das coisas. Longe de ouvir, o outro se prepara apenas para responder.
Nossas percepções prévias, o defeito sutil de categorizar a realidade antes de compreendê-la e de falar antes de ouvir a quem temos à nossa frente são os erros mais comuns na hora de se comunicar.
Por isso, quando são muitas as vezes em que nos esforçamos para deixar claro um aspecto, quando já estamos cansados de dar uma explicação atrás da outra, sem que haja entendimento ou proximidade, talvez seja o momento de aceitar que, às vezes, é melhor deixar de investir energias e forças em algo que não tem solução.
A primeira condição para que o processo comunicativo seja eficaz é o respeito. No entanto, às vezes, podemos comprovar que isso nem sempre se cumpre.
Há quem escolha levantar a voz pensando que, com isso, possa se fazer entender melhor; outros são incapazes de manter um contato visual com o qual se pode empatizar, manter uma conversa mais harmoniosa, ouvindo a tudo aquilo que dizemos.
Analisemos em detalhes todos esses aspectos.
O estilo comunicativo com o qual convivemos ao longo de nossa infância e adolescência tem, sem dúvida, muito peso e até pode chegar a nos posicionar uma direção ou outra.
Quando falamos da necessidade de aprender a ouvir também “aquilo que não se diz”, nos referimos sobretudo a desenvolver uma empatia adequada, algo que nem todo mundo aplica no dia a dia.
Há batalhas que temos que dar por perdidas, ainda que isso afete a nossa alma, ainda que com esse ato de aceitação tenhamos que assumir que até as pessoas que mais nos amam não nos entendem.
Fica claro que existem casos e casos. Que às vezes o que dizemos, o que defendemos, não serve de nada diante de quem não escuta nem quer estabelecer as pontes de entendimento, de respeito e afeição.
Por isso, antes de continuar lutando em disputas inúteis, não haverá outro remédio a não ser aceitar as posições alheias e entender que se comunicar nem sempre significa poder entender um ao outro.
No entanto, temos que lembrar que, apesar disso, sempre deve existir o respeito.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
A melhor receita de repolho Veja como é fácil preparar, vou te...
Essa é pra aproveitar, cada colherada uma surpresa!
Bolacha mega deliciosa vai leite de coco e coco ralado! Humm...
Quando lesões ou marcas aparecem em regiões do corpo como nossas mãos,...
É mais fácil de fazer do que você imagina! Ficou com vontade?...
Simples de deliciosa sobremesa!!
O seu dia está merecendo um bolo de fubá beeem preguiçoso, concorda?...
Em só 20 minutinhos você faz essa receita de bolinho de mandioca....