Teste rápido diz se seu cabelo está detonado em apenas 5 minutos (e como salvá-lo)
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
.
A sabedoria popular já nos ensinou uma lição de vida: não saber que se tem um problema é ter, na verdade, dois problemas. Por isso é tão importante identificar que tipo de tratamento de cabelos você precisa. Descobrir qual é o comportamento do seu fio, e o que falta para ele ser saudável, garante economia de tempo (e de dinheiro!). Que tal fazer isso em menos de 5 minutos?
“A estrutura do cabelo é feita de duas cargas, positiva e negativa, que precisam estar em equilíbrio”, detalha o cabeleireiro do salão In Beauty Luxury, em Campinas, Thiago Sccagliarini. “Hidratação demais, por exemplo, faz com que os fios se arrebentem”. Por isso, se você está com cabelos danificados, entupir as madeixas com creme sem saber que tipo de cuidado elas precisam pode ser uma furada.
Para te ajudar, um teste rápido serve como base na busca pelo cabelo saudável: “Aquele que tem aspecto sedoso, sem frizz e bem alinhado”, avalia Thiago.
O teste é simples: você precisará apenas retirar um fio de cabelo do topo da sua cabeça e segurá-lo nas duas pontas, como se estivesse enrolando um fio dental entre os dedos. Depois, tente puxá-lo levemente, antes que ele se quebre por conta da força.
Serão analisados, basicamente, dois aspectos: a elasticidade e a força do fio.
Elasticidade – O cabelo que perdeu a elasticidade quebra facilmente. A aparência dos fios é opaca e sem vida. A exposição a produtos químicos, a radiação solar e processos químicos e de coloração podem acabar com o efeito elástico natural dos fios.
Força dos fios – Já a força das madeixas pode ser verificada pela textura do fio: se ele estiver rígido, significa que está forte, “e pode aguentar uma química”, explica Thiago. Se ele fica ondulado, é sinal de que está super fraco.
1 – Você mal puxa o cabelo e ele se quebra, sem força e elasticidade
Seu cabelo precisa de: Hidratação. É importante fazer um tratamento de hidratação sabendo do histórico do cabelo; avise ao profissional o que você já fez de processos químicos, coloração, etc.
2 – Você puxa o fio, ele até estica, mas não volta ao estado normal. Depois disso, se arrebenta.
Seu cabelo precisa de: Reconstrução. Devem ser usados produtos com ceramidas (proteínas da seda), que reconstroem a fibra do cabelo, e com ativos emolientes.
3 – Você puxa o cabelo e ele se mostra resistente (forte). Mas parece estar sem elasticidade e acaba se quebrando com facilidade.
Seu cabelo precisa de: Nutrição e hidratação. A nutrição deve ser feita com ingredientes que reponham vitaminas e sais minerais, como cálcio e potássio.
4- Você puxa o fio e ao soltar, ele retoma a forma original. Também resiste à quebra. Só forçando muito para ele se romper.
Seu cabelo: está saudável! Parabéns.
votos, média: de 5
Visivelmente mais magra, a atriz Giovanna Lancellotti perdeu peso graças a uma dieta que...
Saindo do forno quentinho! Quem quer um levanta a mão!
Hoje eu vou ensinar uma deliciosa água detox para você limpar o...
Incorporar estas saborosas batidas na sua dieta ajudará muito a reduzir a...
Você sabe o que é a tosse? Nada mais é do que...
Anota essa receita, vai por mim!
Ingredientes 6 gemas de ovo 1 ovo ½ xícara de açúcar (100...
Esta é uma matéria especial para quem sofre com prisão de ventre....